Terras indígenas têm sofrido com invasões de madeireiros ilegais, de acordo com o MPF
Marcos Vergueiro/SECOMMT
Terras indígenas têm sofrido com invasões de madeireiros ilegais, de acordo com o MPF

O Ministério Público Federal (MPF) acionou à Polícia Federal e o comando do Exército em Belém (PA) para evitar ataques de madeireiros contra indígenas Tembé na Terra Alto Rio Guamá, no nordeste do Pará. O MPF pede uma operação urgente por meio da Garantia de Lei e Ordem decretada pelo governo federal contra queimadas. O pedido também foi enviado à Fundação Nacional do Índio (Funai) e ao governador do Pará, Helder Barbalho (MDB).

Leia também: Lideranças Xikrin denunciam invasão e queimadas em terra indígena no Pará

Segundo o MPF, os moradores da terra indígena , os Tembé Tenetehara, enfrentam constantes invasões principalmente de quadrilhas de madeireiros ilegais . O problema teria se agravado desde o ano passado.

"Em maio desse ano, lideranças já denunciavam estar sob ameaças de morte por parte dos madeireiros, mas, no último dia 27, decidiram expulsar os invasores por conta própria, apreendendo equipamentos e maquinários usados no desmatamento ilegal". diz o MPF.

Leia também: Queimada na Amazônia destrói território indígena no Acre; veja fotos

Na requisição enviada às autoridades, o MPF alerta que há necessidade de atuação urgente por parte dos órgãos estatais competentes: “Muito embora a situação conflituosa já seja de conhecimento dos órgãos públicos, os relatos indicam ter havido agravamento no risco de conflitos, com resultados potencialmente graves e imprevisíveis”, diz o documento.

Os Tembé mantém um grupo de vigilância indígena na terra indígena e, mesmo assim, os invasores passaram a ameaçar de invasão as aldeias do povo, segundo o MPF.

Leia também: Milicianos cometem mais homicídios do que traficantes no Rio de Janeiro

A Polícia Federal já tem um inquérito instaurado para apurar a extração ilegal de madeira na terra Alto Rio Guamá e chegou a realizar operação para combater as quadrilhas dentro da área, em maio, em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) do estado.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!