Tamanho do texto

Meteorologista considera fenômeno normal, mas acredita que escuridão pode ter sido causada por fumaça de queimada na Amazônia

O dia virou noite em São Paulo nesta segunda-feira (19) arrow-options
Bruno Rocha/Fotoarena/Agência O Globo - 19.8.19
Céu escureceu e dia virou noite em São Paulo


O céu em São Paulo escureceu ainda durante a tarde desta segunda-feira (19). Várias pessoas divulgaram fotos e vídeos nas redes sociais . O assunto se tornou um dos mais comentados no Twitter com a hashtag "São 16". 

O fenômeno intrigante vai além da chegada de uma frente fria que vem do litoral ou da chuva, também causado pela fumaça que vem de queimadas na Amazônia.







Leia também: Última chuva de 'estrelas cadentes' do ano pode ser vista a olho nu; saiba como

Para o meterologista do Climatempo, João Basso,  a frente fria vinda do litoral aumenta o volume das nuvens, o que tem causado a falta de luminosidade. "Por isso parece que o dia virou noite. Mas isso é comum", diz Basso. Ocorre sempre que o tempo fica úmido com entrada de ar de origem polar. Nesta segunda a temperatura caiu desde as primeiras horas da madrugada.

Sobre a escuridão ter sido causada por fumaça vinda de queimadas na Amazônica, Basso acredita que pode ter contribuído. "Não podemos afimar por falta de dados. Mas houve uma mudança de cor nas nuvens no início da tarde. Ficou um pouco alaranjado por causa da fumaça", disse. 

Leia também: "Se tivesse poder, botaria o Glenn Greenwald na cadeia", diz Jorge Kajuru