Geada em São Joaquim, Santa Catarina, no início de julho de 2019
Cadu Rolim/Fotoarena/Agência O Globo
Geada em São Joaquim, Santa Catarina, no início de julho de 2019

O primeiro fim de semana de agosto será marcado pela chegada de uma frente fria em diversas regiões do País, causando queda brusca nas temperaturas, com previsão de geada e possibilidade de queda de neve em algumas regiões.  

Leia também: Bolsonaro privilegia garimpo à proteção de povos indígenas

A grande e forte frente fria está associada a uma massa de ar de origem polar que começou a se aproximar do sul do Brasil, nessa quinta-feira (1°). Segundo o Climatempo, este sistema deverá avançar nos próximos dias para algumas áreas do sul, sudeste, centro-oeste e até em regiões dos estados do Acre, Rondônia e sul do Amazonas.

Em São Paulo, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), a chegada da massa de ar frio derruba as temperaturas da capital paulista e os termômetros registram mínima de 10° e máxima de 15°, no sábado (3). O céu deve ficar nublado durante todo o dia, com pancadas de chuva de manhã e à noite.

Você viu?

Leia também: Doria sanciona lei que cria "dia de oração pelas autoridades da nação" em SP

No domingo, o sistema frontal se afasta, porém os ventos úmidos que sopram do mar mantém o tempo fechado e com eventuais chuviscos na região metropolitana de São Paulo. A sensação térmica será inferior ao que for medido pelos termômetros .

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a população das áreas serranas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina deverá presenciar chuva congelada na madrugada deste sábado. Ao longo do final de semana, há grande risco de geada em toda a região sul – exceto no litoral – e em áreas isoladas de São Paulo, Mato Grosso do Sul e no sudeste de Minas Gerais.

Leia também: Marielle Franco será homenageada com nome de avenida em Caruaru (PE)

Já em Rondônia, na região norte, a chegada da frente fria derruba os termômetros já na noite desta sexta-feira (2). Em várias cidades do estado, as mínimas devem ficar entre os 10°C, mas sem previsão de chuva. Segundo o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), a previsão é de que as baixas temperaturas no estado permaneçam até, pelo menos, o início da semana.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!