Tamanho do texto

Oito artistas se uniram em ação inédita na capital pernambucana, que conta com programação especial com ações educativas em espaços públicos

cores
Andrea Rego Barros/PCR Imagens
Prefeitura do Recife celebrou 50 anos do Dia Internacional do Orgulho LGBT através da pintura de três faixas

A cidade do Recife ganhou mais cores na manhã desta sexta-feira (28). A prefeitura da capital pernambucana, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, promoveu a pintura de faixas de pedestres com as cores do arco-íris, em celebração aos 50 anos do Dia Internacional do Orgulho LGBT.

Leia também: Parada LGBT de São Paulo: Três milhões de motivos para ter orgulho

A ação foi executada em três cruzamentos da cidade, nas junções entre a Ponte Maurício de Nassau, Avenida Marquês de Olinda e dos Cais do Apolo e Alfândega. Oito artistas urbanos assinam a obra: Jeff Alan, Caju, Rafa Mattos, Manoel Quitério, Shell Osmo, Carlos André , Natália Queiroz e Heitor.

“A ação visa ratificar o compromisso da Prefeitura com a população LGBT e os esforços incessantes da gestão em busca de uma cidade que gere cada vez mais respeito e oportunidades para todos os seus cidadãos”, enfatizou a secretária de Turismo, Esportes e Lazer, Ana Paula Vilaça.

Leia também: Resistência LGBTQI+: qual legado a Revolta de Stonewall nos deixou

ruas recife
Andrea Rego Barros/PCR Imagens
8 artistas assinam obra: Jeff Alan, Caju, Rafa Mattos, Manoel Quitério, Shell Osmo, Carlos André , Natália Queiroz e Heitor

Além de colorir as ruas do Recife , a Prefeitura também agendou uma série de atividades para celebrar o mês do orgulho LGBTQI+. A programação inclui ações educativas como a campanha Teste Seu Olhar, que propõe aos transeuntes o uso de óculos de Realidade Virtual (RV) para ver cenas de LGBTFobia, numa animação produzida com base em fatos reais. A campanha também será levada para escolas, unidades de saúde e outros locais públicos, tendo como objetivo fazer com que as pessoas pensem e vejam o combate à violência como uma responsabilidade da sociedade.

Leia também: "Sou a favor do amor, seja lá qual for. Essa é a palavra de Deus"

A Secretaria de Saúde do Recife (Sesau), por sua vez, realiza também ações educativas voltadas a lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e travestis. Pela manhã, os profissionais da Sesau estiveram no Hospital da Mulher do Recife, no Curado, abordando questões de gênero em palestras e rodas de conversa nas salas de espera com os pacientes. À noite, eles visitarão bares localizados na Boa Vista para distribuir preservativos e falar com as pessoas sobre comportamento para uma vida sexual saudável e sobre como ter acesso aos serviços ofertados pela Prefeitura do Recife .