O presidente Jair Bolsonaro, a mãe, dona Olinda, e o filho, o deputado Eduardo, no Vale do Ribeira
Presidência da República
O presidente Jair Bolsonaro, a mãe, dona Olinda, e o filho, o deputado Eduardo, no Vale do Ribeira


A agenda oficial do presidente Jair Bolsonaro para esta quinta-feira previa apenas um compromisso: a participação na Marcha para Jesus às 15h45. Mas desde cedo assessores do presidente divulgam vídeos de atividades de Bolsonaro no Vale do Ribeira, interior de São Paulo, sua terra natal. Lá, o presidente visitou a mãe, com quem arriscou um dueto de "Mama So Tanto Felice" e reencontrou-se com amigos de infância. Ainda iria sobrevoar um campo de grafite, matéria-prima do grafeno, elemento químico sempre citado pelo presidente, e almoçar com lideranças locais.

Bolsonaro chegou de helicóptero a Eldorado, onde vive parte de sua família, por volta das 10h. Acompanhado do filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL/SP) e do deputado Pastor Marco Feliciano (PSC/SP), foi recebido por apoiadores que o esperavam em um campo de futebol, onde ocorreu o pouso, para tirar selfies. De lá, seguiu para a casa da mãe, Olinda.

Leia mais:  Em meio a polêmica, Bolsonaro chama Moro de "patrimônio nacional"

Num registro gravado por sua assessoria, Bolsonaro pede para a mãe cantar com ele, dá apenas a deixa para a composição italiana que ficou famosa nas vozes de Andrea Bocelli e Luciano Pavarotti e assiste a Olinda continuar sozinha. Depois, relata para a câmera anedotas familiares: a história de uma vaca que correu atrás da mãe grávida, o peso com que seus irmãos nasceram, as brigas de infância e os jogos de futebol. Em tom descontraído, faz piada com um amigo chamado Ricardo, que lhe entrega uma placa em sua homenagem da Câmara Municipal:

"Hoje em dia é bom ser amigo do Ricardão, hein? É sinal de que ele não vai na tua casa " diz. " Até o cara do PT votou em mim?".

De lá, o presidente seguiu para a cidade vizinha de Miracatu, onde seu irmão Renato, tentou ser prefeito duas vezes. Embora também não conste em sua agenda oficial, era esperado que o presidente sobrevoasse uma reserva de grafite. O presidente costuma citar o grafeno como uma aposta sua para impulsionar a economia do Brasil. Feito a partir de grafita, o material é mais resistente que o aço e mais leve e mais fino, podendo ser um substituto para o plástico e o silício. O fim do périplo pelo interior terminaria com um almoço com o irmão Renato, vereadores e lideranças locais.

Leia mais:  Conheça o grafeno, material que promete revolucionar a tecnologia mundial

Segundo reportagem da Época, Renato, irmão mais novo do presidente, administra quatro lojas de móveis e eletrodomésticos e administra uma fazenda na região do Vale do Ribeira, a maior delas em Miracatu. O ex-paraquedista do Exército, foi filmado por uma equipe de TV tocando o comércio enquanto aparecia na lista de funcionários do gabinete do deputado estadual André do Prado (PR/SP) em 2016, o que causou sua demissão. O cargo de assessor especial lhe rendia um salário de R$ 17 mil.

À tarde, Bolsonaro é esperado na Marcha para Jesus , em São Paulo . É a primeira vez que um presidente eleito comparece ao evento evangélico. Para Bolsonaro, essa parcela da sociedade representa um importante número de eleitores, alinhado com sua pauta de costumes, que inclui críticas à descriminalização do aborto e das drogas, por exemplo. Para as lideranças evangélicas, ter o presidente no evento é sinal de prestígio e de que seus valores serão defendidos no governo federal.

Desde a campanha presidencial, Bolsonaro tem se esforçado para passar uma imagem próxima do povo: serviu Danoninho para Johm Bolton, conselheiro para a Segurança Nacional da Casa Branca, deixou-se fotografar de chinelos ou com uma camisa considerada falsificada do Palmeiras.

Leia mais:  STF pode adiar julgamento sobre suspeição de Moro em ações da Lava Jato

Nos últimos dois dias, o esforço retornou também nas suas agendas presidenciais. Nesta quarta-feira, durante assinatura de um acordo entre Caixa Econômica Federal e Comitê Paralímpico Brasileiro,  Bolsonaro desafiou o governador de São Paulo João Doria e um grupo de recrutas do Exército a "pagar" dez flexões de braço . Assim como aconteceu nesta quinta-feira, o vídeo da série de exercícios foi prontamente divulgado por seus assessores.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!