As mortes por intervenção de agentes do Estado no Rio de Janeiro, os antigos autos de resistência, aumentaram 18% em relação a maio de 2018, de acordo com os dados divulgados hoje (18) pelo Instituto de Segurança Pública (ISP). Foram 171 mortes por intervenção de agente do Estado. Em relação a abril, houve um aumento de 38%.
Leia também: Mulher presa ao ser confundida com irmã é solta após 11 dias, no Rio
Os dados do ISP indicam ainda que, em um intervalo mais longo de observação, nos últimos três meses, houve um aumento de 20% das mortes por intervenção das forças policiais em relação ao mesmo período do ano passado no estado do Rio
.
Redução
Já os casos de crimes contra a vida tiveram uma redução pelo quinto mês consecutivo, quando comparados com o mesmo período do ano passado. O número de vítimas (344) foi o menor para o mês de maio desde 1991. No mês, foi registrada queda de 19% de homicídio doloso, quando há intenção de matar, em relação ao mesmo mês de 2018.
Em relação a abril deste ano, a redução foi de 3% e, nos últimos três meses (março, abril e maio) a queda foi 26%, comparando com o mesmo período do ano passado. No acumulado do ano, a diminuição é de 24% ou 563 mortes a menos.
Apreensão de armas
As polícias
Civil e Militar apreenderam 3.686 armas de fogo, até maio, ou seja, foram retiradas das ruas 24 armas por dia. Também em maio foram apreendidos 239 fuzis, que são armas de guerra. No acumulado do ano, as apreensões de fuzis foram as maiores dos últimos 12 anos.
Diminuição do roubo de carga
Os roubos de carga reduziram 6% em relação a maio do ano passado. Na comparação trimestral, a queda foi de 21%. No acumulado do ano, a redução também é de 21%. E, pela primeira vez no ano, os roubos de rua (roubo a transeunte, roubo em coletivo e roubo de aparelho celular) registraram queda, quando comparado com o mesmo período do ano passado.
Leia também: Pesquisa mostra que 97% das mulheres já sofreram assédio em transporte
Em maio deste ano foi registrada uma redução de 3% em relação ao mesmo período do ano anterior. No acumulado do ano, é registrado um aumento de 1%.
Os dados divulgados pelo Instituto de Segurança Pública são referentes aos registros de ocorrência lavrados nas delegacias de Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro durante o mês de maio.