Paraguai vem intensificando a expulsão de presos brasileiros; com ação do PCC, são previstas mais expulsões
Reprodução/El Periodico
Paraguai vem intensificando a expulsão de presos brasileiros; com ação do PCC, são previstas mais expulsões

O Ministério do Interior do Paraguai informou nesta segunda-feira (17) que pretende expulsar todos os presos brasileiros que pertencem ao PCC e têm mandados de prisão expedidos no Brasil. O governo paraguaio ainda não revelou quantos detentos devem ser transferidos, mas autoridades do país estimam que seu sistema penitenciário abriga de 300 a 400 homens ligados ao grupo criminoso, entre brasileiros e paraguaios.

Leia também: Presos fazem rebelião em Feira de Santana, na Bahia

O anúncio foi uma resposta a duas rebeliões que teriam sido causadas por uma briga entre a facção paulista PCC e uma organização criminosa rival que atua no Paraguai pelo controle do tráfico de drogas. Na sexta-feira , criminosos filiados ao grupo brasileiro teriam matado dois presos da facção rival e deixado um terceiro ferido no presídio de Tacumbú, na capital Assunção.

No domingo, um novo motim, dessa vez na cidade de San Pedro de Ycuamandyyu, terminou com dez mortos e 12 feridos, entre presos das duas facções . Segundo a polícia local, os criminosos da quadrilha de São Paulo usaram armas artesanais, feitas dentro da cadeia. Houve relatos de tiros, mas nenhuma arma foi apreendida. Entre os mortos, cinco foram decapitados e três foram queimados.

Você viu?

Leia também: Rebelião em prisão deixa 29 mortos e 19 feridos na Venezuela

O Paraguai vem intensificando a expulsão de presos brasileiros no último ano. Só no ano passado, segundo dados do Ministério da Justiça do Paraguai foram extraditados 97 presos brasileiros, entre eles os traficantes Marcelo Pinheiro Vieira, o Marcelo Piloto, e Jarvis Chimenez Pavão, que foram enviados para um presídio federal. Em 2017, haviam ocorrido 59 extradições.

No início do mês, os governos brasileiro e paraguaio anunciaram uma parceria para combater o crime organizado. Por meio do acordo, o Brasil cedeu dois helicópteros da Polícia Federal (PF) para ajudar os investigadores do Paraguai a encontrarem plantações de droga.

Leia também: Rebelião de RN tem 26 mortos, todos decapitados, segundo perícia inicial

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!