A onça-pintada rara que foi flagrada passeando pelas ruas
da cidade de Juiz de Fora (MG) nas últimas semanas, finalmente foi capturada da noite deste domingo (12). De acordo com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o animal ficou preso em uma armadilha na região do Jardim Botânico e, posteriormente, foi sedado.
A onça foi encaminhada para uma reserva de Mata Atlântica após receber um colar de monitoramento. De acordo com os pesquisadores, o felino é um macho de cerca de 4 anos, com 1,81 m de comprimento e 51,6 kg. "Aqui ele estava de passagem, não era a área dele e ele não sobreviveria. Agora, ele está em uma área protegida", explica a pró-reitora da UFJF Ana Lívia Coimbra.
Nas últimas semanas, o animal ganhou fama em Juiz de Fora e em todo o Brasil ao ser flagrado por câmeras andando pelas ruas da cidade do interior de Minas Gerais. Em uma das imagens mais famosas, o felino foi visto na entrada de um hotel.
Recepcionista do hotel e um dos poucos a presenciar o animal, Nélson Dias contou, em entrevista ao jornal MG1 , qual foi sua reação no momento. "Foi um pouco espantoso. Eu tive o privilégio de ver ao vivo. Ela teve curiosidade, atravessou o asfalto e veio trazer essa linda imagem do animal que é tão difícil", afirmou.
De acordo com a UFJF, existem apenas 280 espécimes da onça-pintada
vista nas ruas de Juiz de Fora na Mata Atlântica, que cobre parte do país da região Sul à Nordeste. A universidade pede ainda que, caso algum morador veja o felino, entre em contato com o Corpo de Bombeiros (193) e Polícia Militar de Meio Ambiente (190 e 3228-9050).