Tamanho do texto

Diretoria Especial de Reparação e Desenvolvimento pretende dar agilidade a ações de reparação de danos causados pelo rompimento da barragem

Letreiro da cidade de Brumadinho coberto de sacos de lixo e com bandeiras embaixo
Reprodução/Twitter
Alguns dias após a tragédia, letreiro da cidade de Brumadinho amanheceu coberto por sacos de lixo em ato de luto

Em um comunicado da Vale  publicado nesta segunda-feira (29) em jornais impressos de grande circulação no país, a mineradora anunciou a criação da Diretoria Especial de Reparação e Desenvolvimento. Com sede em Brumadinho (MG), ela será subordinada diretamente à presidência da mineradora.

Leia também: Tragédia de Brumadinho completa três meses, ainda com poucas respostas

A nova diretoria foi criada para dar continuidade e agilidade à execução de ações de reparação dos danos causados na tragédia de Brumadinho ocorrida em 25 de janeiro com rompimento de uma barragem da mineradora Vale . Segundo os dados mais recentes da Defesa Civil de Minas Gerais, 232 pessoas morreram e outras 40 estão desaparecidas.

No anúncio, a mineradora também listou algumas ações de reparação que já foram adotadas, tais como as doações emergenciais às famílias das vítimas e às pessoas que tiveram seus negócios impactados, a compensação financeira a municípios afetados e a realização de obras para restabelecer a rotina das comunidades. "Reiteramos nosso compromisso de reparação e desenvolvimento de Brumadinho e região com transparência, respeito e trabalho", diz o texto anunciado.

Leia também: Funcionário da Vale diz que diretores sabiam de riscos de barragem de Brumadinho

Na semana passada, o município de Mário Campos, vizinho à Brumadinho , assinou um acordo com a Vale que prevê apoio emergencial aos serviços públicos de assistência social, saúde, fomento à agricultura e limpeza urbana. Entre as medidas elencadas, está a contratação temporária de profissionais para atuar nas áreas de saúde e atendimento psicossocial, além da locação de veículos e fornecimento de combustível para transporte das equipes. Também será colocado em prática, por uma empresa terceirizada, um plano de comunicação para promoção da agricultura na cidade e região.