A Prefeitura do Rio de Janeiro inicia nesta quarta-feira (24) a demolição de dois prédios na comunidade da Muzema. Eles são vizinhos aos dois edifícios que desabaram no dia 12 de abril.
Leia também: Sobe para 24 o número de mortos após desabamentos na Muzema
Segundo a secretaria de Conservação, que realizará a demolição , ela será feita de forma manual para que não sejam causados abalos estruturais a outros prédios do entorno. Por isso, estima-se que o processo demore até 30 dias.
O tempo total para finalizar a derrubada pode ser encurtado caso a prefeitura contrate uma empresa para auxiliar nos trabalhos. No entanto, esta possibilidade ainda está sendo avaliada e, se aprovada, será feita em caráter emergencial.
Os prédios serão demolidos porque a Defesa Civil do Rio de Janeiro realizou na última segunda-feira (22) uma vistoria no local do desabamento e produziu um laudo no qual condena os edifícios vizinhos por considerar que eles apresentam graves riscos estruturais.
Segundo a prefeitura do Rio de Janeiro, grande parte das construções da Muzema são irregulares . A Secretaria Municipal de Urbanismo abriu 33 processos novos de notificação, identificando de forma individualizada as construções irregulares na região.
Leia também: Supostos responsáveis por prédios que desabaram na Muzema estão foragidos
Além destes dois, outros sete prédios na Muzema foram evacuados temporariamente para garantir a segurança dos moradores. De acordo com a prefeitura, uma nova inspeção destes locais será realizada após a demolição .