Moradores do município de Porto de Moz, no Pará, jogaram um carro da concessionária de energia do estado, a Celpa (Centrais Elétricas do Pará), dentro do Rio Xingu, na manhã desta segunda-feira (15). A ação foi motivada pelas altas multas cobradas pela companhia, que teriam revoltado os populares.
Leia também: Moradores reagem a latrocínio, cercam assaltantes e matam um a tiros em Manaus
Segundo os moradores, os medidores de energia elétrica tiveram problemas de aferição, o que gerou multas mais altas. O pedido dos populares que jogaram o veículo no Rio Xingu seria ainda para que outras empresas de energia realizassem as verificações dos medidores, além da Celpa.
Leia também: Homem joga cocaína pela janela durante perseguição e Dutra fica 'branca'
A empresa vem se envolvendo em diversas polêmicas desde o fim do ano passado e, em fevereiro, foi alvo de uma ação do Ministério Público do Estado do Pará (MP-PA) por negar a ligação ou religação e transferência de titularidade de conta contrato de fornecimento de energia elétrica . Além de cobrar o cumprimento do direito do consumidor, o MP-PA solicitou que a Celpa efetivasse a troca de titularidades em no prazo máximo de cinco dias.
Já o caso envolvendo os moradores do Baixo Xingu foi confirmado pela concessionária, que informou estar apurando mais detalhes. Apesar disso, ainda não foram divulgadas informações sobre possíveis feridos, nem sobre a ação de retirada do carro.
Leia também: Em vídeo, vice-prefeito de cidade paulista chuta radar: "Na minha cidade, não"
A Polícia Militar foi acionada e acompanha as movimentações ao redor do Rio Xingu desde que os moradores empurraram o carro da Celpa para o fundo do rio.