Ronnie Lessa e Élcio de Queiroz, réus pelo assassinato de Marielle e Anderson
Reprodução/Polícia Civil do Rio
Ronnie Lessa e Élcio de Queiroz, réus pelo assassinato de Marielle e Anderson

As investigações da Polícia Civil concluíram que o policial militar reformado Ronnie Lessa,  preso sob acusação de ser o responsável pelo assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes, monitorou um encontro da vereadora com o ex-marido e teve acesso a informações privadas antes do crime. As informações são do jornal  Estado de São Paulo .

O relatório final do inquérito concluiu que, dois dias antes do crime, Marielle visitou por três horas o ex-marido com quem foi casada por sete anos, o cientista social Eduardo Alves. Ronnie Lessa monitorou o encontro, que era um compromisso privado e não constava na agenda política da vereadora. 

O que chamou a atenção da polícia é que, segundo Eduardo Alves, a visita foi marcada por meio de um aplicativo de mensagens, e não se sabe como o PM teve acesso a informações privadas sobre a vida da vereadora, como o endereço ou horário da visita.

Leia também: Suspeito de clonar carro usado no assassinato de Marielle foi executado

“Não sei se ele rastreou nossa conversa ou não, mas ela morou lá naquele endereço durante sete anos", afirmou Alves. “Ela estava muito tranquila e tivemos uma conversa amigável sobre a nossa casa, sobre o que íamos fazer com a casa, essas coisas. Também conversamos sobre um convite que ela tinha recebido para um doutorado", disse. 

Os investigadores descobriram que, no dia do encontro, o PM usou o Google Maps para pesquisar o endereço do ex-marido de Marielle . Além disso, o sistema de dados da inteligência estadual indica que aquele ainda é o endereço da vereadora. 

Porém, o acesso ao sistema de inteligência é restrito aos agentes da PM, o que não conclui como ele teria conseguido a informação. “Em igual sentido, o mesmo endereço se encontra vinculado à vítima em outra ferramenta de pesquisa muito popular entre policiais, denominada Confirme Online”, diz o relatório assinado pelo delegado Giniton Lages.

Por conta disso, os investigadores concluíram que Lessa  realizou um levantamento e monitorou a rotina de Marielle. Além dos compromissos privados, o inquérito mostra também que a vereadora foi monitorada em agendas públicas alguns dias antes do crime.

Na semana passada, o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) apontou que Ronnie Lessa  recebeu um depósito de R$ 100 mil em sua conta sete meses após o crime. Ainda não se sabe, porém, se o dinheiro teria relação com o caso Marielle. A denúncia que colocou os investigadores no rastro do ex-sargento do Bope dava conta de que o assassinato da vereadora teria sido contratado pelo valor de R$ 200 mil.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!