A Vale anunciou por meio de comunicado divulgado na manhã desta quarta-feira (20) que vai retirar cerca de 75 pessoas que vivem próximas a barragens da empresa localizadas em Nova Lima e Ouro Preto. Segundo o comunicado, 60 pessoas devem ser removidas de 19 casas em Nova Lima e outras 15 pessoas sairão de cinco casas em Ouro Preto. Elas serão levadas para hotéis da região.
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A medida visa prevenir acidentes durante o processo de descomissionamento de cinco barragens da Vale. As barragens de Vargem Grande, Forquilha I, Forquilha II, Forquilha III e Grupo são do tipo “alteamento a montante”, o mesmo de Brumadinho e Mariana, e já estão inativas.
No último sábado (16), 16 famílias tiveram que deixar suas casas às pressas depois que um alarme da barragem B3/B4 da mina Mar Azul soou.
Na manhã de hoje, os moradores protestaram contra a mineradora no distrito de Macacos, impedindo a entrada dos funcionários. Eles cobram explicações sobre a data de retorno para suas casas e sobre o prazo dos bloqueios nos acessos ao povoado, qua é uma área turística.
A remoção aconteceu porque auditores atestaram a instabilidade da barragem. A classificação de risco é igual a da que se rompeu em Brumadinho
no dia 25 de janeiro: Ela baixo risco de ocorrência de acidente, mas alto risco de dano potencial. A Vale informou que a estrutura está sendo monitorada.
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Os manifestantes afirmaram que a Vale não deu maiores explicações e não compareceu em reunião com a comunidade. “Até hoje, nós não sabemos de nada. Está todo mundo sem trabalhar. Nossos filhos estão sem escola”, disse um dos moradores.
Por meio de nota, a Vale negou que não tenha havido diálogo. “Desde a evacuação realizada no último sábado (16), a Vale vem mantendo um diálogo transparente e aberto com representantes locais da região de Macacos (MG), de forma a esclarecer possíveis dúvidas dos atingidos e minimizar incertezas", afirmou a empresa.
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A mineradora também garante que está providenciando toda a assistência e apoio necessários aos moradores das proximidades das barragens até que a situação seja normalizada. "A Vale colocou à sua disposição hospedagem, alimentação, transporte, medicamentos, vestuário, cesta básica, material escolar, além de uma equipe multidisciplinar formada por psicólogos, assistentes sociais e médicos".