Se o ano de 2018 teve acontecimentos que deixaram muita gente de cabelo em pé, a diversão também rolou solta. Os memes tomaram conta e praticamente não perdoaram ninguém na era das redes sociais. No meio de políticos, cantores e jornalistas, sobrou até para o príncipe Harry. Se juntar brasileiro e internet, a diversão é garantida.
No verdadeiro 'rir para não chorar', o iG
selecionou os melhores memes
do ano – mas apenas aqueles que tiveram o consentimento de seus personagens principais. (Ps.: é verdade esse bilete)
Cabo Daciolo: o rei dos memes das eleições
Toda eleição presidencial apresenta um candidato diferente, engraçado, que foge do comum e que, ainda que não apareça entre os favoritos a serem eleitos, no mínimo rende muita risada e polêmica.
Se Plínio de Arruda Sampaio, Leonel Brizola e Doutor Enéas Carneiro não estão mais vivos, o Brasil conheceu melhor o deputado Cabo Daciolo (Patriota). Evangélico, o parlamentar ‘causou’ nos debates com a célebre frase “Glória a Deus” e ao insinuar que Ciro Gomes, seu adversário do PDT, fazia parte da Ursal (União das Repúblicas Socialistas da América Latina). Pronto! A piada estava criada.
Surgem os memes da Barbie fascista
Conhecida por ser o sinônimo da representação de uma madame, rica, branca e loira, a Barbie já foi a boneca mais desejada por diversas gerações. Da versão executiva à babá, o brinquedo sempre representou luxo e status, virando a 'queridinha' em quase todos os países.
As eleições de 2018 fizeram surgir uma nova Barbie, pelo menos na internet: a Barbie fascista. Com muita ironia e provocação, uma página começou a disparar diversas situações em que uma boneca privilegiada dizia não existir homofobia, machismo ou qualquer causa de minorias no Brasil.
Ciro Gomes tira o seu nome do SPC
Nem mesmo a principal proposta do candidato Ciro Gomes (PDT) fugiu da piada dos brasileiros. O ex-ministro prometeu que, se fosse eleito, deixaria a população que sofria na lista de credores do Serasa com o nome limpo de volta.
Por mais que o tema fosse diversas vezes explicado, muita gente duvidou e, claro, fez piada.
Michel Temer vira youtuber
Com Michel Temer com a menor popularidade da história de um presidente desde a redemocratização, nenhum candidato nas eleições, seja para governador de Estado ou para presidente, queria ter seu nome relacionado com o político do MDB. Assim, choveram críticas ao atual governo e Temer resolveu rebater.
Nasceu o Michel Temer youtuber. Enquanto candidatos duelavam por votos, o presidente da República produziu vídeos endereçados a Fernando Haddad, João Doria e Geraldo Alckmin e em todos pedia para que a verdade fosse falada.
O gráfico de popularidade de João Doria
Em eleição vale tudo? Parece que erros de proporções matemáticas são imperdoáveis. Uma pesquisa de intenção de votos divulgada pela campanha de João Doria em que o então candidato ao governo de São Paulo pelo PSDB aparecia disparado na frente virou motivo de gozação na internet.
Nela, Doria tem 22% contra 15% do então segundo colocado, Paulo Skaf (MDB). O problema é que, proporcionalmente, o gráfico transmitia a sensação de que a distância entre os dois candidatos era bem maior.
Memes de políticos tomam conta do Carnaval
Em um ano eleitoral, nem mesmo o Carnaval deixou os políticos de fora das brincadeiras e provocações. O primeiro episódio mais marcante aconteceu em São Paulo. Em um dos camarotes do Anhembi, o então prefeito da cidade, João Doria, insistiu muito para que o sambista Zeca Pagodinho posasse ao seu lado.
O problema foi que não só Zeca não queria aparecer ao lado do tucano, como fez questão de mostrar sua indignação com uma cara fechada nas fotos. Resultado: um dos memes carnavalescos.
No Rio de Janeiro, quem pagou a conta foi Michel Temer. O presidente foi representado pela escola de samba Paraíso do Tuiuti através do personagem Vampiro Neoliberalista. Com a popularidade do político em baixa, a agremiação caiu no gosto popular e acabou com um inédito segundo lugar.
Flávio Bolsonaro escreve o que quer e lê o que não quer
O ano de 2018 também ficará marcado pelas respostas de grandes conglomerados no Twitter.
Filho do até então presidenciável Jair Bolsonaro, Flávio Bolsonaro usou sua conta na rede social para criticar os petistas que estavam indignados com a série “O Mecanismo”, da Netflix, em que a frase “temos que estancar a sangria” foi atribuída ao ex-presidente Lula, e não ao ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado, responsável pela mesma.
O que o deputado estadual não esperava é que a produtora iria lhe responder...
É possível Lula ler 55 páginas em um só dia?
O ex-presidente, aliás, inspiraria outra piada na internet. A assessoria de Lula twittou que o petista teria lido 21 livros nos primeiros 57 dias preso em Curitiba.
Uma moça fez a conta e duvidou que Lula fosse capaz de ler 55 páginas por dia, o que, na sua visão, é "irrealista" para "qualquer pessoa que costuma ler", ainda mais para uma pessoa que, segundo ela, é “semianalfabeto”. A questão é que não parecia tão irreal assim...
Alexandre Frota faz Merval Pereira virar meme
Até mesmo o experiente jornalista Merval Pereira virou meme nas eleições. Ao comentar deputados eleitos que vão compor o Congresso a partir de 2019, comentaristas da Globonews citaram majores, pastores, comandantes... Mas Merval sentiu falta de Alexandre Frota (PSL-SP) na lista e criou um dos memes mais engraçados do ano: "Ator pornô".
Jair Bolsonaro e seu gosto pelas coisas norte-americanas
Se antes de ser eleito Jair Bolsonaro já nutria oposicionistas, após as eleições não foi diferente. O capitão reformado também virou piada ao idolatrar e espelhar as suas propostas nos Estados Unidos. Mais do que a admiração por Donald Trump, o político do PSL informou que a economia brasileira deve ter os norte-americanos como parâmetro.
Mesmo sendo um militar reformado, Bolsonaro bateu continência para a bandeira norte-americana em uma de suas palestras. Desta forma, tudo que era relacionado a Estados Unidos ou a palavra "americana", virou meme com o presidente eleito envolvido.
Nem a greve dos caminhoneiros fugiu dos memes de 2018
Em uma retrospectiva de 2018 , a greve dos caminhoneiros não poderia ficar de fora. O movimento que parou o País com uma crise no abastecimento, sobretudo de supermercados e postos de combustíveis, foi um dos desafios de Michel Temer e sua cúpula de governo no ano e a internet também não perdoou.
Pedro e Bino, personagens de Antonio Fagundes e Stênio Garcia no seriado "Carga Pesada" ( TV Globo ) foram lembrados. Sobretudo o episódio em que os dois organizaram uma greve pedindo melhoria nas condições das rodovias.
Bilhete (bilete) de garoto de cinco anos viraliza
" É verdade esse bilete ". Não existe pessoa que não ouviu essa frase em 2018. Tudo começou após a história de um menino de 5 anos que escreveu um bilhete de punho pessoal endereçado a seus pais. Nele, a criança fingia ser a professora (Tia Paulinha) e dizia que não haveria aula no dia seguinte.
A parte mais engraçada é o final. Temendo que os pais desconfiassem, o garoto escreveu, ao final "é verdade esse bilete", sem o "h". Era o que bastava para que a história viralizasse.
O temor de Mark Zuckerberg ao prestar depoimentos
Convocado para prestar depoimento sobre a divulgação de dados pessoais de usuários pelo Facebook, o dono da empresa, Mark Zuckerberg falou no Senado dos Estados Unidos por mais de cinco horas e as fotos do CEO viralizaram e viraram piadas.
O empresário foi chamado de robô, de não ter sentimentos, entre outras coisas, mas o que ganhou a internet mesmo foi a imagem de quando ele demonstra bastante medo ao tomar um copo d'água.
O olhar do príncipe Harry em seu casamento
O casamento do ano deu o que falar em 2018. Filho mais novo do príncipe Charles com a princesa Diana, Harry se casou com a atriz Meghan Markle e entre comentários das roupas dos presentes, do chapéu da rainha Elizabeth II, o olhar do noivo foi um dos memes que tomaram conta da internet.