Incêndio que atingiu Museu Nacional foi controlado somente após seis horas de destruição
Tânia Rêgo/Agência Brasil - 2.9.18
Incêndio que atingiu Museu Nacional foi controlado somente após seis horas de destruição

O diretor do Museu Nacional, Alexander Kellper, atribuiu ao governo federal a responsonsabilidade pelo incêndio que destruiu a instituição, na Quinta da Boa Vista , no Rio de Janeiro, na noite desse domingo (2). Em entrevista coletiva concedida na manhã desta segunda-feira (3), Keller protestou duramente contra a falta de "bom senso" das autoridades federais e disse que "parte dessa tragédia" teria sido evitada se o museu tivesse recebido os devidos recursos.

"Aqui sim é responsabilidade do governo federal. Não adianta dizer que não é. Porque é o governo federal que tem os recursos necessários. Nós não estamos pedindo, estamos implorando. Se nós tivéssemos esse terreno, parte dessa tragédia teria sido evitada. Bastava o bom senso", reclamou o diretor do Museu Nacional , que até esse domingo figurava como a maior instituição de história natural da América Latina.

Roberto Leher, reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), instituição que é responsável pelo museu,  também desferiu críticas ao Planalto e explicou que os recursos distribuídos à instituição vinham exclusivamente do Ministério da Educação (MEC), quando deveriam também haver aportes do Ministério da Cultura (MinC).

"O MinC não compreendeu a importância de abrir uma linha de financiamento. Queremos dialogar hoje com eles e esperamos que haja uma reavaliação das políticas públicas e do lugar dos museus, da cultura, e de toda a preservação da memória", afirmou Leher.

O reitor da UFRJ  reconheceu que os repasses para o museu diminuíram nos últimos anos, por conta da "redução sistemática de orçamento" que, segundo ele, resultou em R$ 140 milhões a menos nas verbas da instituição nos últimos quatro anos.

Diretor do Museu Nacional pede perícia da PF

Peritos da Polícia Federal vão investigar causas de incêndio no Museu Nacional, no Rio de Janeiro
O Dia
Peritos da Polícia Federal vão investigar causas de incêndio no Museu Nacional, no Rio de Janeiro

Kellner disse que tentará entrar no prédio junto aos bombeiros e à Defesa Civil para mensurar as perdas. Ele evitou falar sobre quais dos  mais de 20 milhões de itens que compõem o acervo podem ter sido destruídos pelo fogo, sob pena de "ser leviano". Mas confirmou que o Meteorito do Bendegó, o maior já encontrado em solo brasileiro, resistiu ao incêndio.

Diante da destruição do prédio inaugurado há 200 anos, Kellner cobrou do governo federal a disponibilização de contêineres para que parte das atividades científicas desenvolvidas no museu tenham continuidade. "Nós perdemos parte do acervo, mas não podemos perder nossa história.  Temos que ajudar o museu a se recompor e repensar como o Brasil olha para a sua história", disse.

O diretor do Museu Nacional  cobrou perícia da Polícia Federal para investigar as causas do incêndio que levou mais de seis horas para ser controlado. O governo já confirmou que os especialistas da PF atuarão no caso.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!