Protestos contra incêndio no Museu Nacional tem repressão com spray de pimenta e bomba de gás lacrimogêneo
Reprodução/Jornal Destak
Protestos contra incêndio no Museu Nacional tem repressão com spray de pimenta e bomba de gás lacrimogêneo

Manifestantes se reúnem em frente ao Museu Nacional no Rio de Janeiro nesta segunda-feira (3) como protesto pelo incêndio que tomou conta do prédio ontem (2). Reunidos na porta da Quinta da Boa Vista, os participantes criticam o governo federal e o poder público pelo o que classificam de “total descaso” com a história do Brasil, com a ciência e com as instituições de pesquisa e ensino.

Pouco depois do início do protesto, autoridades reprimiram os manifestantes com uso de spray de pimenta e gás lacrimogêneo, sendo registrada confusão depois que pessoas tentaram entrar na Quinta da Boa Vista – e foram impedidas pela Guarda Municipal. O ato de luto pelo Museu Nacional começou por volta das 9h da manhã de hoje.

À Agência Brasil, a servidora e pesquisadora da Fiocruz, Márcia Valéria Morosini, disse que participa do ato em “solidariedade aos funcionários do museu”, ainda defendeu que “é necessário liberar a entrada” porque o “protesto era um gesto de abraço”.

“Todos nós, brasileiros, tínhamos que estar aqui. O que se perdeu hoje é muito representativo e é muito simbólico das perdas acumuladas para a ciência do Brasil", disse a cientista. "O que perdemos é uma memória do mundo. Nós éramos guardiões de uma parte da memória da humanidade."

Leia também: Ministro da Cultura fala em queda de balão como causa do incêndio em museu

Também participante do protesto, a estudante da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Vitória Barbosa, conta que considera o incêndio no local como “o descaso com a universidade pública do País”. O museu é administrado pela UFRJ , que inclusive conta com outros casos de fogo em prédios importantes nos últimos anos.

“Vim protestar tanto pela universidade quanto por todos os espaços públicos de cultura e educação”, afirmou a estudante.

Protesto em frente ao Museu Nacional tem tensão e uso de spray contra manifestantes
Reprodução/Jornal Destak
Protesto em frente ao Museu Nacional tem tensão e uso de spray contra manifestantes

Depois de registrada a confusão, o pró-reitor de graduação da UFRJ, Eduardo Serra, confirmou que negociou com a Guarda Municipal para liberar a entrada dos manifestantes na Quinta da Boa Vista logo depois que o museu for devidamente cercado por grades. Segundo ele, isso deve ocorrer nas próximas horas.

Leia também: Diretor diz que incêndio em museu seria evitado se governo tivesse "bom senso"

De acordo com as autoridades, os portões foram cerrados na manhã de hoje por medida de segurança, para evitar tumulto e acidentes. As equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil permanecem trabalhando no local – que ainda corre riscos de desmoronamento. Cerca de 400 pessoas, incluindo servidores, estudantes e manifestantes permanecem no espaço, mas são orientadas a ficarem afastadas no prédio.

Nas redes sociais, dezenas de pessoas comentam a manifestação em frente ao Museu Nacional , lamentando o incêndio no prédio histórico, dando apoio ao ato ou mesmo criticando a tentativa dos manifestantes em entrar na área da Quinta da Boa Vista.


*Com informações da Agência Brasil

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!