Penitenciária de Monte Cristo, localizada em Roraima, passou por vistoria da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil)
Reprodução/ Google Maps
Penitenciária de Monte Cristo, localizada em Roraima, passou por vistoria da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil)

No início do ano passado, a penitenciária de Monte Cristo, em Roraima, foi palco de uma rebelião que deixou 33 presos mortos . Agora, mais de um ano e meio depois, o local pode voltar a ser o ponto da “próxima grande tragédia nacional”. A afirmação é do presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Cláudio Lamachia.

O alerta dado neste sábado (25) por Lamachia, após vistoria feita pela OAB nacional  na penitenciária de Monte Cristo , é para que as autoridades brasileiras passem a dedicar “atenção prioritária” ao sistema prisional do estado a fim de evitar mais uma chacina em presídios do país.

Segundo nota divulgada, o estado perdeu “completamente” o controle sobre a unidade prisional. Lamachia acredita que a situação é preocupante e que há carência de ações conjuntas entre os governos federal e estadual.

“É inaceitável a disputa travada neste momento entre o governo federal e o de Roraima sobre quem deve responder pelas soluções urgentes para a crise que prejudica a população estadual”, disse o presidente da OAB.

Leia também: Megaoperação contra suspeitos de feminicídio termina com 2.627 presos

Ele ressaltou que a “grave crise” pela qual passa a região, com o fluxo migratório de venezuelanos em direção ao Brasil, é humanitária mas “também de segurança e de saúde pública”.

“As autoridades precisam pedir permissão para os líderes das facções criminosas para cumprirem suas funções mais elementares como levar detentos a audiências ou cumprir alvarás de soltura, assim como quando os advogados precisam ter acesso a seus clientes. Ou seja: a penitenciária de Monte Cristo é uma bomba relógio prestes a explodir enquanto as autoridades fazem um jogo de empurra-empurra”, declarou.

Alerta sobre a penitenciária de Monte Cristo e presídios

Ao falar da Penitenciária de Monte Cristo, presidente da OAB pediu propostas concretas para a segurança pública
Shutterstock
Ao falar da Penitenciária de Monte Cristo, presidente da OAB pediu propostas concretas para a segurança pública

No comunicado, Lamachia ressaltou que a questão do sistema prisional deve ser tratada como prioridade, no mesmo nível da “crise migratória e o possível apagão energético” em Roraima.

Leia também: “Ato desumano”, diz Temer sobre fechar fronteira com a Venezuela

“A situação serve também de gancho para que, de uma vez por todas, os candidatos à Presidência da República comecem a apresentar propostas concretas para a área de segurança pública, que deve ser prioridade do próximo governo”, complementou sobre a situação da penitenciária de Monte Cristo .

*Com informações da Agência Brasil

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!