Operação no Porto de Santos (SP) resultou na apreensão de 1.322 quilos de cocaína na noite desse domingo (12)
Divulgação/Receita Federal
Operação no Porto de Santos (SP) resultou na apreensão de 1.322 quilos de cocaína na noite desse domingo (12)

Uma operação realizada em conjunto pela Receita Federal, Polícia Federal e Grupamento de Patrulha Naval da Marinha resultou na apreensão de mais de 1,3 tonelada de cocaína na noite desse domingo (12), no Porto de Santos (SP).

Leia também: Cinco meses após assassinato de Marielle, Jungmann coloca PF à disposição

De acordo com nota divulgada pela Receita na tarde desta segunda-feira (13), a droga apreendida havia sido içada a bordo do navio Grande Francia por criminosos que agiram durante a madrugada de sábado para domingo. Os traficantes conseguiram fugir em seguida do Porto de Santos pela barra. 

A quadrilha de supostos piratas teria feito os tripulantes da embarcação de reféns para conseguir inserir os narcóticos em meio a cargas de amendoim de dois contêineres que haviam sido embarcados em Zárate, na Argentina, e tinham como destino final o porto de Antuérpia, na Bélgica.

No total, foram apreendidos 1.322 quilos de cocaína , que estava dividida em 1.202 tabletes acondicionados em 41 bolsas. A droga foi colocada em meio a uma carga composta por amendoim acondicionado em big bags de diferentes exportadores.

Leia também: Usiminas retoma atividades três dias após explosão ferir mais de 30 em Ipatinga

Alfândega bate recorde de apreensões de drogas no Porto de Santos

Carga composta por amendoim de exportadores diferentes foi contaminada por droga no Porto de Santos
Divulgação/Receita Federal
Carga composta por amendoim de exportadores diferentes foi contaminada por droga no Porto de Santos

Com essa apreensão, o ano de 2018 já se tornou o de maior volume de drogas interceptadas no porto situado no litoral Sul de São Paulo. Em pouco mais de oito meses, já foram apreendidas 13,51 toneladas de narcóticos no maior complexo portuário brasileiro (e da América Latina).

O recorde anterior de apreensões de drogas  havia sido registrado no ano passado, quando as autoridades evitaram o embarque de 11,53 toneladas de substâncias ilícitas.

Desde 2014, o total de apreensões sempre cresceu de um ano para o outro, conforme apontam os números da Alfândega da Receita Federal Brasileira no Porto de Santos . Em 2014, foram 435 mil quilos de drogas apreendidas, número que saltou para 1,04 milhão em 2015 e para 10,6 milhões no ano seguinte. 

Leia também: Operação contra jogo do bicho mira família completa e ex-policiais no Rio

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!