Uma falha no sistema de radar de São Paulo, sob responsabilidade da Força Aérea Brasileira (FAB), causou transtornos a alguns aeroportos do estado. O Aeroporto de Congonhas ficou fechado na manhã desta sexta-feira (20) para pousos e decolagens, entre as 10h46 e as 11h32, segundo informações da Infraero, administradora do terminal.
Leia também: Queda de avião de pequeno porte deixa dois mortos no interior de Minas Gerais
No fim da tarde, a Força Aérea Brasileira informou que as instabilidades no sinal do radar da Área de Controle Terminal de São Paulo (APP-SP) decorreram da transição do fornecimento de energia elétrica do abastecimento comercial para o do gerador próprio, que foram registradas às 23h30 de quinta-feira (19), às 4h30 e às 10h30 desta sexta-feira (20).
Segundo a Aeronáutica, o abastecimento de energia elétrica foi normalizado ao meio-dia. “O Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) adotou ao longo desta sexta-feira (20) medidas para regularizar o fluxo de tráfego aéreo”, disse, em nota, a Aeronáutica.
Uma das medidas adotadas foi a ampliação, nesta sexta-feira, do horário das operações dos aeroportos Santos Dumont, no Rio de Janeiro, e Congonhas, em São Paulo, acrescentou o texto. Segundo a Aeronáutica, em nenhum momento a segurança de voo foi comprometida.
Leia também: Piloto diz ter feito pouso forçado após dois homicídios em pleno voo
Prejuízos
Em Congonhas, entre 6h e 12h, havia 110 partidas programadas, das quais 21 atrasaram e duas foram canceladas. Apenas entre 11h e 12h, das 17 partidas programadas, 12 atrasaram, mas nenhuma foi cancelada.
O Aeroporto Internacional de São Paulo Governador André Franco Montoro, localizado na cidade de Guarulhos, apresentou também reflexos da falha no sistema de radar nesta manhã, mas não chegou a fechar para pousos e decolagens.
Segundo informações da concessionária GRU Airport, interrupções no sistema de radar ocorreram entre 23h15 e 0h24, 4h03 e 5h20 e 10h50 e 11h40. Neste momento, o aeroporto opera sem restrições.
Foram registrados hoje um total de 201 pousos e 177 decolagens. Até as 13h, o aeroporto recebeu 84 voos atrasados de outros aeroportos e oito chegadas foram canceladas. No intervalo entre 0h e 13h, 86 partidas tiveram atrasos acima de 30 minutos e três foram canceladas. Apenas entre 12h e 13h, seis decolagens atrasaram.
Problema em redar da Força Aérea Brasileira
Em junho, os aeroportos de Guarulhos, Congonhas e Viracopos ficaram fechados para pousos e decolagens por pouco mais de uma hora. Segundo a Força Aérea Brasileira, a causa do problema nos voos de São Paulo foi o desligamento de um radar de controle de voos às 8h12.