Milhares de pessoas se manifestam no Rio de Janeiro pela legalização da maconha no país
Reprodução / Facebook
Milhares de pessoas se manifestam no Rio de Janeiro pela legalização da maconha no país

Promovida desde 2002, a Marcha da Maconha percorre, na tarde deste sábado (5), a orla da praia de Ipanema, na zona sul do Rio de Janeiro, para defender a descriminalização do uso e da venda da  maconha  no Brasil.

Leia também: Maconha é alternativa no tratamento da dor

O protesto, que anualmente reúne milhares de pessoas, conta com um carro de som e cartazes e percorrerá todo o trajeto, do Jardim de Alah ao Arpoador.

Rodrigo Mattei, um dos organizadores da Marcha da Maconha e integrante do coletivo Movimento pela Legalização da Maconha, explicou que em 2018 a marcha também se posiciona contra a intervenção federal na segurança pública do estado do Rio de Janeiro. A intervenção foi decretada por Michel Temer (MDB) e aprovada pelo Congresso Nacional.

"Toda medida como essa aparece como uma medida emergencial", disse. "A medida emergencial que o Brasil precisa é a legalização das drogas", completou ele, que vê a legalização da maconha como um passo para legalização de outras drogas. "A arrecadação com impostos aumentaria, e a gente pararia de ter só o ônus e passaria a ter um bônus também."

Leia também: Policiais são demitidos após alegarem que ratos comeram meia tonelada de maconha

Você viu?

Para Rodrigo, apesar dos argumentos pró-legalização serem repetidos há alguns anos, eles enfrentam interesses econômicos e o moralismo como barreiras. "Há uma moralização, que vem de uma campanha feita desde o início da proibição das drogas no século 20. Tem essa questão moral, mas tem também uma questão econômica."

Para Kathleen Feitosa, da Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas, o fim da guerra às drogas também reduziria o encarceramento de mulheres e permitiria um maior combate ao preconceito contra usuárias de drogas.  

"A mulher, quando delinque, ela rompe não só com a lei penal e o código que está escrito, ela rompe com a expectativa da sociedade sobre ela, porque não é dócil e não obedeceu às regras", destacou.

Manifestações semelhantes estão marcadas para todo o mês de maio e tomarão também as ruas de São Paulo e Belo Horizonte no dia 26 de maio.

* Com informações da Agência Brasil

Leia também: França reduz penalização por consumo de maconha no país

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!