"Crivella vive na Suécia?": Em vídeo, internautas ridicularizam prefeito do Rio
Após polêmica e constrangedora viagem para Europa em pleno feriado de Carnaval, prefeito do Rio afirma que "está tudo certo" com a cidade, e que pessoas "não devem acreditar" quando ouvem sobre problemas; assista
Por iG São Paulo |
Fora do Brasil durante o Carnaval, o prefeito do Rio de Janeiro Marcelo Crivella (PRB) chega à cidade em meio ao caos, com intervenção do Exército e todos os outros incontáveis problemas que os cariocas enfrentam cotidianamente . Mas, pelo visto, ele ainda “não descobriu” a verdadeira situação em que a capital fluminense se encontra. Ou, no mínimo, está brincando de bobo da corte.
Leia também: Michel Temer, Pezão e autoridades se reúnem para discutir a segurança no RJ
Isso porque, com um discurso incoerente, Crivella
diz “não ser verdade” que a cidade esteja suja, com problemas de segurança e saúde e atrasos em salários... Dá para acreditar? Pois é isso o que ele diz em vídeo publicado nas redes sociais. Assista:
Crivella vive na Suécia? pic.twitter.com/Biym8zJPfQ
— Tozza (@TozzaFla) 17 de fevereiro de 2018
“Um balanço desse fim de semana. Graças a Deus, tudo em paz. Não sei se vocês sabem, mas a Prefeitura também tem um bloco, o bloco da Comlurb, não para dançar, mas para limpar a cidade. O Rio de Janeiro amanheceu uma cidade limpa, nem parece que tivemos tantas pessoas nas ruas, brincando, nesse último fim de semana. Quero cumprimentar também os turistas, em especial aos paulistas, nossos vizinhos que vêm para cá em multidões nessa época do ano, dizer que temos planos de segurança, que nossa saúde está de prontidão, nossos hospitais estão com remédios, todos eles abastecidos, nossos médicos, salários em dia. Tudo o que você ouvir (pausa) que não seja isso, não é verdade. O Rio de Janeiro, a cidade está ensolarada, tudo limpo, com saúde, funcionando, com a guarda municipal fazendo a segurança”, diz o prefeito no vídeo.
De duas uma: ou se ri ou se chora após assistir a um vídeo como esse. Mas, incorporando o "espírito carnavalesco", os internautas cariocas preferem ridicularizar e gargalhar diante da falta de vergonha do político. O que resta é o meme.
Por onde o prefeito andou
Tudo começou com uma viagem do prefeito para a Alemanha em pleno feriado de Carnaval – mesmo depois de ter prometido que ficaria na cidade do Rio de Janeiro, já em gravíssima crise financeira e de segurança. “Fantasiado” com cara de pau, ele mudou de ideia, entregou a chave da cidade para o Rei Momo na sexta-feira e partiu. No sábado (10), foi flagrado na sala VIP dos voos da classe executiva da Latam, no Aeroporto de Guarulhos, tranquilamente tomando uma sopinha de tomate e guaraná enquanto aguardava o voo.
Crivella parece ter se esquecido da importância da presença de sua autoridade em uma das datas mais importantes para a “capital do Carnaval” brasileiro e deu ‘uma escapadinha’ – ou, como ele não teve vergonha de dizer, para uma “folguinha” –, indo esfriar a cabeça nas baixas temperaturas do país europeu. Santo feriado, né?
Leia também: Interventor, general Braga Netto minora quadro de violência no RJ: "Muita mídia"
Você viu?
Logo depois de chegar a Frankfurt, o prefeito
postou um vídeo na sede da Agência Espacial Europeia (ESA) – afirmando que fazia “uma visita oficial”, o que foi desmentido por um funcionário da instituição, que confirmou que Crivella foi fazer uma visitinha... “de caráter puramente privado”. Com a seriedade alemã, o profissional da ESA ainda classificou de “badalação” a tentativa do político de “vender sua ida à agência” na cidade de Darmstadt, como “contribuição à segurança do Rio
”.
Quer sentir mais vergonha alheia? Então, senta que lá vem história: o prefeito disse que estava pegando “informação sobre o que é mais moderno em termos de vigilância, de drone, em termos de informação via satélite” para, supostamente, melhorar a questão de segurança na cidade do Rio.
Porém... A agência europeia afirma não vender tecnologia de segurança. “Nossa principal meta é entender o surgimento do espaço e os buracos negros”, define a ESA.
Hmmmm. Será que Crivella está preocupado com o buraco negro em que se encontra a segurança da cidade, é isso? Ou será que ele está confuso, que a cabeça dele ainda não retornou ao Brasil depois do feriadão prolongado?
Ao contrário do que ele defende, o que vimos por aqui foi uma completa desordem nos serviços públicos; a violência que sangrou nos blocos carnavalescos; um forte temporal que deixa efeitos até hoje. E quatro mortes.
Quatro pessoas morreram – sendo o adolescente Marcus Vinícius, de apenas 15 anos –, durante a “folguinha” do prefeito. E ele vem dizer que nada disso é verdade?
Leia também: Intervenção do Exército no Rio de Janeiro mostra a falência da segurança pública
Pois o povo responde. Com força na voz, durante o retorno de Crivella, a população da cidade “limpa e funcionando” recebeu o prefeito no aeroporto de Santos Dumont com uma mensagem clara, de revolta. Em vídeo, é possível ver que, mesmo em Carnaval, o que os cidadãos querem é trabalho. E nada de 'folguinha' para quem é o responsável pela cidade.
Aeroporto Santos Dumont. Segurança tenta em vão conter invasão do povo que grita "fora Temer e hei Crivella, vai tomar no cu" Uma hora o povo se levanta! #TomaraQueChegueLogo pic.twitter.com/b5xhVvU3Hq
— AnnaLu (@AnnaLuGama) 12 de fevereiro de 2018