Condena por matar os pais, Suzane von Richthofen vai poder cursar Administração na modalidade ensino a distância
Reprodução
Condena por matar os pais, Suzane von Richthofen vai poder cursar Administração na modalidade ensino a distância

Condenada a 39 anos de prisão por ter planejado as mortes dos pais, em 2002, Suzane von Richthofen conseguiu na Justiça o direito de fazer curso superior sem sair da Penitenciária Santa Maria Eufrásia Peletier, a P1, de Tremembé, no interior de São Paulo, onde cumpre a pena em regime semiaberto.

Leia também: Suzane é tietada e requisitada para selfies durante saídas temporárias

Com aval da Justiça, a direção do presídio deu parecer favorável para que Suzane von Richthofen estude Administração na modalidade ensino a distância (EAD), ou seja, sem a necessidade de comparecer à faculdade. As informações são do jornal “O Estado de S. Paulo”.

A direção da penitenciária, por solicitação do defensor público que atende a condenada, informou à Vara de Execuções Criminais que dispõe de equipamento e funcionário para atender a presa durante os estudos. Suzane não terá acesso à internet e receberá o conteúdo em mídia.

Em 2016, a Justiça de São Paulo autorizou Suzane a fazer curso superior de Administração na Universidade Anhanguera de Taubaté, no interior paulista. A liminar foi concedida pelo juiz José Damião Pinheiro Machado, da 2ª Vara de Execuções Criminais de Taubaté, após mandado de segurança impetrado pela Defensoria Pública do Estado de São Paulo.

Leia também: Suzane é absolvida por endereço falso e volta para o semiaberto

Ela foi pré-selecionada para obter recursos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), mas acabou desistindo de fazer a matrícula por temer o assédio fora da prisão. Com a autorização concedida agora, a presa já pode se matricular para cursar Administração a distância no primeiro semestre de 2018.

Defesa pede regime aberto

Segundo o jornal “O Estado de S. Paulo”, em junho deste ano, a defesa da condenada entrou com pedido de progressão de Suzane para o regime aberto , o que implicaria a sua soltura.

Leia também: Justiça aceita denúncia contra 29 acusados de desvio de verbas da Lei Rouanet

A defesa alega que, presa desde 2002 pelo assassinato dos pais, ela já cumpriu o tempo de encarceramento previsto na lei. Além disso, uma empresa de confecção garantiu emprego a ela, caso vá para o regime aberto. A Justiça determinou que Suzane von Richthofen fosse submetida a um exame criminológico para aferir sua capacidade de convívio social, mas o resultado ainda não saiu. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!