O homem responsável pela morte de pelo menos quatro crianças e uma professora – após provocar um incêndio na Creche Municipal Educacional Infantil Gente Inocente, em Janaúba, no norte de Minas Gerais – morreu no Hospital Regional de Janaúba na tarde desta quinta-feira (5). Identificado como Damião Soares dos Santos, de 50 anos, ele chegou ao hospital com 90% do corpo queimado e não sobreviveu aos ferimentos.
Além de Santos, foi identificada também a professora que morreu devido às queimaduras. Helley Abreu Batista trabalhava na creche Gente Inocente como professora de alunos entre quatro e seis anos de idade. A identidade dos alunos que morreram não foi revelada.
De acordo com as informações reveladas pela prefeitura, Santos é funcionário efetivo desde 2008. Ele estava de férias entre julho e agosto deste ano e, ao retornar ao trabalho, ficou afastado por problemas de saúde.
Segundo a polícia, Santos sofria de depressão. Nesta quinta-feira, ele teria ido à creche para entregar uma atestado médico que indicava tal doença e passaria mais alguns dias afastado do cargo.
Leia também: Dada como morta em tragédia em Janaúba, menina de 4 anos está viva
No entanto, durante a visita à escola, Santos jogou gasolina no próprio corpo e em algumas crianças. Depois disso, ateou fogo em todos, causando o incêndio. Após ser resgatado, ele passou três horas sendo tratado no hospital, mas acabou morto. O motivo do ataque não foi esclarecido e seguirá sendo investigado pela Polícia Civil de Janaúba.
Resgate dos alunos
Nas redes sociais, fotos e vídeos do momento em que alguns pais resgataram suas crianças na saída da creche foram divulgados.
De acordo com a Globo News
, duas unidades do Samu foram ao local e equipes de cinco cidades da zona Norte de Minas Gerais se deslocaram para atendimento da ocorrência.
Embora uma corrente nas redes sociais indique que o Hospital Regional de Janaúba, para onde as vítimas foram encaminhadas, esteja precisando de mais profissionais de saúde, ao jornal O Globo , o diretor assistencial da unidade negou tal informação.
"Estamos com a equipe ok para atender os feridos. Estão à disposição 30 médicos, 30 enfermeiros e 50 técnicos de enfermagem", disse Helton Ricardo Mendes ao jornal.
Leia também: "Mundo está convulsionado", diz Temer sobre incêndio criminoso em creche mineira
Nas redes sociais, a população pede a doação de luvas, dipirona injetável, soro fisiológico, sulfadiazina de prata (pomada bactericida usada no tratamento de queimaduras), agulhas, seringas, cateter do tipo Jelco e pomadas para as vítimas da creche Gente Inocente.