Major PM Luís Augusto Pacheco Ambar lançou na noite dessa quinta-feira (25) o livro "Centaurus Dressage". O evento de lançamento aconteceu no salão nobre da Hípica Paulista, local mais do que apropriado, já que o tema da publicação é a cumplicidade que existe entre os homens e os cavalos.
Leia também: Uma foto vale mais do que mil tiros. Quase sempre
"Sou oficial da cavalaria e sempre participei da vída hípica e de competições da modalidade. Então, comecei a fotografar cavalos
nos eventos de adestramento, no cotidiano das hípicas e no quartel da Polícia Militar", revelou o Ambar.
Leia também: Comandos e Operações Especiais - Conheça a tropa de elite da PMSP
De acordo com o Major, o projeto do livro começou ainda em 2013 no Regimento de Polícia Montada 9 de Julho, onde o Policial Militar e fotografo trabalha no seu dia-a-dia. "A ideia desta obra é contar a relação não só esportiva, mas também de tudo que está por trás disso, como os tratadores, médicos, professores, cavaleiros. Mostrar muito mais do que competições, trazer também os preparos e cuidados com os animais, desde o nascimento até chegar a uma prova de alta performance", conta o Major.
Fotografo premiado, o PM que ainda compete como cavaleiro, diz que as imagens do livro vão trazer com muita clareza a ligação que existe entre os homens e os cavalos. Daí vem o nome do livro que traz Centauro, a criatura mitológica que mostra a união física entre o homem e o animal em sua essência. Já o Dressage deriva do verbo francês dresser, que significa adestramento.
Para conhecer mais sobre o “Centaurus Dressage" e adquirir um exemplar da edição limitada, mande um email para: [email protected]
Leia também: Equoterapia: Conheça essa incrível iniciativa feita pela Polícia Militar de SP
"Choque - Missões Singulares"
O primeiro livro de arte Ambar, "Choque - Missões Singulares", contém 222 de fotos incríveis, distribuídas em 200 páginas, impressas em papel de alta gramatura, que retratam com precisão a vida e o espírito dos homens e mulheres que servem nos cinco Batalhões de Choque do Estado de São Paulo. São imagens de tirar o folego!
O Coronel Nivaldo Cesar Restivo, Comandante Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, resume a obra da seguinte forma: “O Policiamento de Choque reúne algumas das mais especializadas, difíceis e gratificantes funções atribuídas a um órgão de Segurança Pública. Com esse livro, buscamos apresentar alguns momentos de nossas intervenções, uma obra para ser vista, apreciada e protegida como parte da nossa memória institucional.”.
Ao perguntar ao Major como ele concilia o trabalho de Policial com a fotografia, ele respondeu: “As duas atividades possuem elementos muito parecidos. Como qualquer Policial Militar, preciso ter uma noção apurada do tempo e espaço ao meu redor, processar múltiplas informações, filtrar as mais relevantes e tomar decisões instantâneas, sem margem de erro. A fotografia demanda estas mesmas qualidades: olhar atento aos detalhes, persistência e paciência em esperar o momento ideal para agir.”
Veja algumas imagens do livro "Centaurus Dressage":