Se você está em algum grupo do WhatsApp, pode ser que tenha se deparado com um vídeo "horripilante" no último fim de semana: um corredor escuro, luzes que acendem e apagam, e uma porta de extintor que abre e fecha sem cessar. Seguranças do lugar aparecem assustados e não encontram nada nem ninguém que possa estar causando os efeitos. Se ainda não assistiu, o vídeo foi chamado como "o fantasma do IML de Cuiabá" -- mas, na verdade, foi gravado na cidade de Araucária, na região metropolitana de Curitiba, no Paraná.
Leia também: Parece filme de terror, mas não é: fórum reúne histórias reais assustadoras
Apesar de só terem sido divulgadas no último domingo (12), as imagens do " fantasma " batendo a portinha de metal foram capturadas por dois seguranças noturnos do Centro de Atendimento Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC) durante as férias de janeiro deste ano, segundo confirmou ao iG o Secretario Municipal de Educação de Araucária, Henrique Theobald.
A prefeitura da cidade anunciou que vai abrir sindicância para apurar a conduta dos agentes de segurança, que já foram identificados, na tentativa de entender se alguma parte do vídeo é real ou se foi tudo "uma brincadeira".
No vídeo, um segurança filma enquanto o outro, com uma lanterna, caminha em direção à porta batendo. As luzes do local piscam e se apagam por um tempo conforme os dois se aproximam da fonte do problema.
Leia também: Após suposta gravidez de dois anos, mulher diz ter dado à luz cabrito na Nigéria
Quando chegam, a porta para de bater e os dois homens constatam que não há mais ninguém no prédio. Por causa do cenário misterioso e da falta de explicação lógica, internautas atribuíram o acontecimento a seres sobrenaturais.
Repercussão
Assim que foi compartilhada nas redes sociais, a filmagem tumultuou o Twitter e fez com que “IML de Cuiabá” se tornasse um dos termos mais utilizados por usuários durante o fim de semana. Na segunda-feira (13) pela manhã foi revelado que o cenário do vídeo não era Instituto Médico do Mato Grosso, mas sim uma escola pública no Paraná.
Independente da origem do vídeo, na rede social as pessoas reagiram à "interação sobrenatural" da melhor forma possível: fazendo memes sobre como se sentiram ao assistir o encontro entre os seguranças e o suposto “fantasma”.
Leia também: Em vídeo, suposto disco voador "aspira" água de oceano; assista
Em geral, internautas disseram ter se assustado ao assistir o vídeo. A veracidade das imagens não foi contestada e a única dúvida era, quanto ao local onde a filmagem teria acontecido, questão que mais tarde foi esclarecida. Assita ao "fantasma do IML" e tire suas próprias conclusões.