Segundo o governador Geraldo Alckmin, piscinão irá ajudar a evitar enchentes na Vila Prudente e Mooca
Diogo Moreira/A2IMG - 1.2.2017
Segundo o governador Geraldo Alckmin, piscinão irá ajudar a evitar enchentes na Vila Prudente e Mooca

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) entregou nesta segunda-feira (1º) o piscinão Guamiranga, que passa a ser o maior da capital paulista. Localizado na zona leste, p reservatório começou a ser construído em 2012 e demandou investimento de aproximadamente R$ 160 milhões.

LEIA MAIS: Alckmin anuncia empréstimo de bombas para combater seca no Nordeste

Segundo Alckmin , o piscinão tem capacidade para acumular cerca de 850 milhões de litros de água. O tanque fica ao lado do Rio Tamanduateí, próximo à divisa com o município de São Caetano do Sul, no ABC Paulista. O governador informa que o objetivo é evitar enchentes em bairros como Vila Prudente e Mooca, mas com reflexos até a região central. A estimativa é de que aproximadamente 1 milhão de pessoas sejam beneficiadas com a obra.

“O piscinão funciona quando a água do Rio Tamanduateí sobe muito. As comportas são abertas e reserva a água . Quando passa a tempestade, a água é devolvida ao Tamanduateí por um sistema de bombeamento e o reservatório fica vazio de novo esperando a nova chuva,” explicou o governador.

LEIA MAIS: Sabesp flagra furto de água em pensão na região central de São Paulo

O Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica) informa que já construiu, ao todo, sete piscinões na capital paulista, totalizando uma capacidade de reservação de 2 milhões de metros cúbicos de água das chuvas .

Mananciais

O mês de janeiro fechou com elevação nos mananciais que abastecem a Região Metropolitana de São Paulo. O Sistema Cantareira está com 60,3% de sua capacidade – desconsiderando as cotas da reserva técnica, também conhecidas como volume morto. O sistema registrou 393,1 milímetros de chuva no primeiro mês do ano. A média histórica para janeiro é 262,6 milímetros.

O Alto Tietê está com 52,4% de sua capacidade total, enquanto o Guarapiranga tem 79,2% e o Rio Grande está com 94,2%. Dois mananciais estão acima de 100%: Alto Cotia (101,4%) e Rio Claro (102%).

LEIA MAIS: Um mês de Doria: o que é verdade e o que é mentira sobre a nova gestão de SP

Na terça-feira (31), Alckmin inaugurou um reservatório na Praia Grande, na Baixada Santista, com capacidade para armazenar 25 milhões de litros de água. A estimativa é de que 1 milhão de pessoas sejam beneficiadas, incluindo aquelas que moram na área continental de São Vicente. “De 20 milhões passamos para 45 milhões de litros de água. E a Praia Grande vai ajudar na reservação e distribuição de água para todo o litoral sul aqui da Baixada”, disse o governador durante a cerimônia de entrega.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!