Uma das paredes da Avenida 23 de Maio, que recentemente passou por pintura na operação Cidade Linda, da Prefeitura de São Paulo, amanheceu com manchas coloridas nesta segunda-feira (23). O muro, que antes era cheio de grafites, é parte dos 15 mil metros quadrados pintados pelo prefeito João Doria e sua equipe no dia 14 de janeiro.
LEIA MAIS: Em menos de 2 semanas, Doria mudou o jeito de governar São Paulo. Para melhor
Em diferentes cores, as marcas encontradas pela manhã perto do Viaduto Tutoia, na Vila Mariana, seriam um protesto contra a operação, que visa limpeza da cidade e despoluição visual da paisagem urbana de São Paulo . As manchas devem passar por nova limpeza, uma vez que a prefeitura afirma que “as ações de zeladoria em toda a cidade são permanentes”.
Ainda de acordo com a assessoria da prefeitura, na Avenida 23 de Maio, foram pintados os grafites que tinham pichações por cima ou estavam depredados. "Serão mantidos oito espaços determinados pela prefeitura para o grafite e grafiteiros são bem-vindos a recuperar as cores originais dos murais que permanecem, ajudando na manutenção", afirmou.
LEIA MAIS: Herança de Haddad para o prefeito gestor: desafios de Doria no começo do mandato
Ademais, a prefeitura declara não ser contra a pintura de novos grafites e murais, desde que estes sejam autorizados previamente e informa que está analisando espaços da cidade que possam abrigar a arte urbana. Vale lembrar que pichações não estão inclusas, uma vez que “pichadores são condenados na nossa cidade”, conforme disse o prefeito em agenda pública na Vila Maria.
Cidade Linda
A revitalização da Avenida 23 de Maio foi a terceira etapa da operação. Em sua quarta semana, que teve início no sábado (21), a operação Cidade Linda fará a limpeza de aproximadamente 8 km da Avenida Santo Amaro, incluindo toda a extensão da Avenida São Gabriel.
LEIA MAIS: Doria se veste de gari e diz que vai limpar SP todas as semanas
Além da pintura de paredes sujas por pichações, o programa também revitaliza calçadas, canteiros e sinalizações de trânsito, para melhorar a dirigibilidade nas vias da cidade e a acessibilidade aos pedestres. Para demonstrar seu engajamento com a causa, o prefeito João Doria participa de grande parte das ações.
Em suas próximas etapas, o programa fará a limpeza de outras grandes avenidas da cidade como Ipiranga, Tiradentes, Roberto Marinho e Faria Lima. Cada semana, um novo alvo receberá ações, terminando na primeira semana de maio, com a revitalização das Marginais Pinheiros e Tietê. O Centro Histórico de São Paulo também receberá o programa Cidade Linda.