NASA diz que asteroide 2024 YR4 tem 3,1% de chances de acertar a Terra
Reprodução: Flipar
NASA diz que asteroide 2024 YR4 tem 3,1% de chances de acertar a Terra

A NASA está em alerta máximo com o asteroide  2024 YR4, que circula no Sistema Solar. Na terça-feira (18), a agência anunciou que a probabilidade da rocha de 90 metros de largura atingir o planeta em 2032 é de 3,1%. 

Com isso, os cientistas discutem como seria possível destruir o  asteroide que pode colidir na Terra a 61.200 quilômetros por hora. "Ninguém está em pânico, mas é definitivamente sobre isso que estamos falando nos corredores da NASA", disse um gerente de projeto da agência ao New York Post. 

Publicidade

"Sabemos que temos tempo suficiente para agir, mas agora é a hora de começar a planejar. Você não pode fazer isso pela metade no último minuto", afirmou o funcionário ao jornal.

Explodir asteroide é mais fácil que alcançá-lo

Uma das alternativas para destruir o 2024 YR4 seria enviar um foguete armado com explosivos enquanto ele avança em nossa direção. Para a NASA, o problema não é explodir o objeto, mas chegar até ele. 

“Não seriam necessários tantos explosivos para neutralizar o 2024 YR4. A proeza seria chegar até ele e depositar os explosivos em sua superfície, precisamente na hora certa, no ângulo certo. Essa é a parte difícil", disse o gerente de projeto da NASA ao NY Post.

Segundo o cientista, o conhecimento sobre a densidade e a composição química do asteroide  são fundamentais para determinar como destruí-lo. Os cientistas ainda não têm essas informações.

Sobre o tipo de bomba que seria usada, o funcionário da agência pondera que ainda é muito cedo para falar disso. Uma ogiva nuclear ou algum outro explosivo ainda não foram cogitados. Especialistas ainda estão na fase de esperar para observar o asteroide.

Asteroide se afasta, mas volta

Publicidade

Atualmente o 2024 YR4 está se afastando da Terra em uma rota elíptica que o leva para mais perto do Sol. O asteroide leva aproximadamente 4 anos para orbitar a estrela.

Alguns cientistas acreditam que as probabilidades do 2024 YR4 colidir com a Terra vão cair em sua próxima órbita. 


“Seremos capazes de rastrear o  2024 YR4 até abril, e então ele estará muito longe. Mas podemos aprender muito no próximo mês e descobrir o que fazer a partir daí”, disse ao Post o funcionário da NASA.

A possível trajetória do objeto em um eventual impacto ameaçaria diretamente cidades como Bogotá, na Colômbia, Lagos, na Nigéria, e Mumbai, na Índia. 

O Post confirmou que a NASA tem estado em contato com várias agências espaciais de outras potências, incluindo a Administração Espacial Nacional da China (CNSA), a agência espacial russa Roscosmos e a Agência Espacial Europeia (ESA).

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!