![Eduardo Bolsonaro Eduardo Bolsonaro](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/35/b8/qn/35b8qnhg8ph8mrjqqvhxbarzv.jpg)
Eduardo Bolsonaro, deputado do PL - SP , afirmou no Twitter que a invasão do exército ao palácio presidencial da Bolívia ontem, 26 de junho, foi um “golpe de mentirinha” arquitetado pelo próprio presidente Luis Arce.
De acordo com o político, a tentativa de golpe na verdade foi uma encenação, um plano entre o general Juan José Zúñiga, apontado como líder da invasão, e o presidente atual.
Bolsonaro se baseou na teoria de Maria Anelín Suarez, boliviana com cerca de 2 mil seguidores no TikTok, que postou um vídeo sobre isso.
Arce armou golpe na Bolívia?
De acordo com Eduardo Bolsonaro, o motivo por trás da falcatrua de golpe seria “diante da baixa popularidade do presidente [...] despertaria comoção em favor dele.” O golpe também serviria para o presidente ver quem, dentre outros políticos, de fato o apoia.
Ainda, o fato do exército precisar atuar no “golpe de mentirinha”, como chamou Bolsonaro, enfraqueceria tanto os militares quando o regime democrático boliviano:
“[ Sic ] os militares viram alvo de críticas e perdem crédito junto a sociedade, enfraquecendo qualquer eventual ação futura para de fato preservar a verdadeira democracia (vontade da maioria).”
O intuito do golpe, afirmou o político brasileiro, seria, além de gerar comoção, acumular poder, destruir a oposição e ser reeleito em 2025:
“Vamos ver se o atual presidente Arce vai seguir a encenação, considerar o teatrinho que ele mesmo fez como uma possibilidade real de golpe e angariar mais poder para si [...]”