O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) elogiou o desfile cívico-militar deste 7 de Setembro em comemoração à Independência do Brasil, realizadona Esplanada dos Ministérios, em Brasília, na manhã de hoje. Segundo o petista, a cerimônia foi um "show de democracia, soberania e união".
Lula chegou em carro aberto usando a faixa presidencial ao lado da primeira-dama Janja da Silva, que estava de vestido vermelho. Depois de acenar para o público, os dois foram para a tribuna cercados de autoridades como o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, e o vice-presidente da República Geraldo Alckmin;
Também estavam na plateia ministros como Márcio França (Micro e Pequena Empresa), Margareth Menezes (Cultura), Cida Gonçalves (Mulheres) e Nísia Trindade (Saúde), o advogado-geral da União, Jorge Messias, e o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Bruno Dantas e o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB).
O desfile foi marcado pelo personagem Zé Gotinha, mascote da campanha de vacinação no país, que passeou em cima de um carro do Corpo de Bombeiros.
Lula também posou de mãos dadas com o ministro da Defesa, José Múcio, e com os chefes das Forças Armadas:
- o comandante do Exército, Tomás Ribeiro Paiva;
- o comandante da Aeronáutica, Marcelo Kanitz Damasceno;
- o comandante da Marinha, Marcos Sampaio Olsen.
O desfile teve como tema quatro eixos:
- paz e soberania
- ciência e tecnologia
- saúde e vacinação
- defesa da Amazônia
Na noite desta quarta (6), Lula foi à TV aberta e pregou que a data seria um dia "nem de ódio, nem de medo, e sim de união". Lula defendeu, ainda, que a celebração da Independência deverá lembrar que o Brasil é "um só".