Quando pousou na superfície marciana como parte da missão Perseverance da NASA em fevereiro de 2021, um instrumento relativamente pequeno produzido pelos cientistas do MIT, já trouxe bons resultados e abrem ainda mais esperança aos que sonham um dia enviar humanos para Marte. O aparelho está atualmente realizando o trabalho de pequena árvore e produzindo oxigênio no planeta vermelho. Isso mesmo!
O MOXIE (Experimento de Utilização de Recursos In-Situ de Oxigênio de Marte ) produziu com sucesso oxigênio na atmosfera de Marte que é rica em dióxido de carbono. Os experimentos foram feitos em diversas situações atmosféricas, durante dia e noite e com pressões atmosféricas diferentes.
Publicado na revista Science Advances, os experimentos conseguiram atingir objetivos, produzindo seis gramas de oxigênio por hora, o que uma árvore comum produz aqui na Terra.
A pesquisa aponta para que um versão ampliada do MOXIE possa no futuro ser enviada a Marte antes de uma missão humana, para produzir continuamente oxigênio em larga escala simulando o trabalho de centenas de árvores.
“Aprendemos uma tremenda quantidade que informará sistemas futuros em maior escala”, disse à revista Sciencedaily Michael Hecht - investigador principal da missão MOXIE no Observatório Haystack do MIT.
Como funciona o protótipo
- O instrumento pode converter o ar da atmosfera de Marte em oxigênio puro de forma confiável e eficiente
- Ao puxar o ar marciano através de um filtro que limpa os contaminantes marcianos
- O ar é então é pressurizado e enviado através de um instrumento desenvolvido
- O processo divide eletroquimicamente o ar rico em dióxido de carbono em íons de oxigênio e monóxido de carbono
- Os íons de oxigênio são isolados e recombinados para formar oxigênio molecular respirável (O2)
- O MOXIE também faz a medição da quantidade e pureza antes de liberar o O2 de volta ao ar, juntamente com monóxido de carbono (CO) e outros gases atmosféricos
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.