As esquipes de resgate seguem os trabalhos na Turquia e conseguiram salvar neste sábado uma mãe e três dos seus filhos depois de passarem quase 18 horas presos nos escombros de um edifício na província de Esmirna, atingida por um forte terremoto na sexta .
Agora, os profissionais ainda trabalham para salvar um quarto filho da mulher resgatada. Segundo o ministro turco do Meio ambiente e Planejamento Urbano, Murat Kurum, a força-tarefa já libertou dos escombros cerca de cem pessoas.
Com magnitude 7, o tremor abalou o mar Egeu e foi sentido em várias cidades gregas e turcas, deixando ao menos 35 mortos e mais de 800 feridos na Turquia, e mais dois mortos na ilha grega de Samos. Pelo menos 20 edifícios desabaram em Esmirna, a terceira maior cidade do país. Estima-se que cerca de 2 mil pessoas estão desalojadas e tendas foram montadas para recebê-las.
Para dificultar os trabalhos, micro tremores frequentes estão sendo sentidos. Até o fechamento dessa reportagem, já foram cerca de 520 desde o terremoto principal, segundo a Gestão de Emergência e Disastres da Turquia (AFAD).
Diante do ocorrido, o presidente turco, Recep Tayyp Erdogan, e o primeiro ministro da Grécia, Kyriakos Mitsotakis, deixaram as disputas diplomáticas de lado e trocaram mensagens de solidariedade.