Praia de Ipanema: taxa de isolamento social durante pandemia caiu no Rio em feriadão
Creative Commons
Praia de Ipanema: taxa de isolamento social durante pandemia caiu no Rio em feriadão

O índice de isolamento social na cidade do Rio de Janeiro deste sábado (2) foi de 74%, caindo cinco pontos percentuais comparando com o sábado passado.

No sábado do dia 28 de abril, o percentual foi de 79%. A taxa é coletada em relação à média histórica, que analisa o isolamento social com o período pré-pandemia do novo coronavírus. Esse índice representa a taxa de redução da presença de pedestres nas ruas. 

O sábado no meio de um feriadão pode ter refletido do maior número de pessoas nas ruas. Comparando somente os números dos últimos sábados, no dia 28 de março a cidade chegou a alcançar o índice de 85% e vem caindo na média geral.

Em relação aos bairros, o Centro está com o índice mais alto, com 85%, o que pode ser explicado por ser uma área mais comercial.

Na Zona Sul, Botafogo está com 67%, Copacabana com 72%, Ipanema e Leblon com 81%; Na Zona Norte, Tijuca está com 80%; e na Zona Oeste, Barra está com o índice de 64% e Jacarepaguá, com 68%.

O monitoramento é feito pela empresa de inteligência artificial Cyberlabs, que vem trabalhando em parceria com o Centro de Operações da Prefeitura do Rio (COR). A análise conta com 800 câmeras de videomonitoramento de entidades privadas e públicas, incluindo 400 câmeras do COR.

Você viu?

O sócio-fundador do Cyberlabs, Felipe Vignoli, contou que a Barra da Tijuca já vinha mostrando números mais baixos de isolamento em relação aos outros bairros e que neste sábado houve um amento de pessoas nas orlas e ruas principais.

— A Barra da Tijuca, tradicionalmente apresenta menor quantidade de pessoas nas ruas em relação a outros bairros, desde que começamos o nosso monitoramento. Hoje, no entanto, os dados sugerem que há maior quantidade de pessoas circulando na orla e nas principais ruas e avenidas — disse.

Veja ainda: Hospital de campanha no Riocentro recebe primeiros pacientes

Zona Oeste no topo da lista de bairros com maior circulação

Outra parceria para a análise do monitoramento do COR é feito com a TIM, que extrai informações passadas pelos telefones dos usuários para as antenas da companhia.

A região da Zona Oeste aparece no topo da lista com os bairros de maior circulação. Até 12h30 deste sábado, , foi registrada a movimentação de cerca de 3,1 mil usuários.

Os outros bairros com maior concentração de pessoas também ficam na mesma região: Campo Grande (2,7 mil), Senador Camará (2,6 mil), Santa Cruz (2,4 mil). O bairro de São Cristóvão, na Zona Norte, ocupa o quinto lugar com 2,4 mil usuários.

O Centro de Operações Rio começou, na última quinta-feira, a alertar a população por mensagens de texto, e pelo aplicativo COR.RIO e pelo perfil do COR no Twitter sobre o risco de contaminação pelo novo coronavírus na própria vizinhança. A mensagem informa que "há casos confirmados da Covid-19 perto da sua residência".

"O objetivo é que o carioca entenda que o vírus circula por toda a cidade e está mais perto do que imagina, e que o isolamento social é a melhor forma de evitar o contágio", afirmou a nota do Centro de Operações.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!