BRASÍLIA — O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson de Oliveira, anunciou neste sábado que o governo está adquirindo um volume de testes "significativo" para o diagnóstico da Covid-19. Segundo Wanderson, 5 milhões de testes terão sido distribuídos no Brasil até a semana que vem, e esse número chegará a 10 milhões.

Leia mais: Mortes de profissionais de saúde são investigadas por suspeita de coronavírus

Ministério da Saúde quer aumentar quantidade de testes
shutterstock
Ministério da Saúde quer aumentar quantidade de testes

Até agora, 27 mil kits foram distribuídos para todo o Brasil, dos quais 10 mil neste fim de semana. Um mesmo kit pode ser usado para fazer o teste de até 23 amostras. A Organização Mundial da Saúde (OMS) tem defendido sistematicamente a testagem em massa da população de cada país. O objetivo seria rastrear a origem das infecções , como foi feito na China, e dimensionar a extensão do problema.

O Brasil tem alertado que não dispõe de kits suficientes e, por isso, o governo vinha limitando os kits aos pacientes com sintomas mais graves . Todos os 1.128 casos foram diagnosticados com testes laboratoriais.

— Não temos o volume total realizado, porque muitos testes dão negativo ou inconclusivo. O que nós enviamos é um kit. Cada kit dá para fazer 23 amostras. E nem sempre se utiliza o kit inteiro. Estados com poucos casos usam três, quatro buraquinhos para fazer o teste. Então não dá para saber quantos testes foram realizados — disse Wanderson.

A pasta atualizou hoje o número de casos confirmados do novo coronavírus para 1.128 no país. O total de vítimas fatais segue em 18. Roraima, até o momento, é o único estado sem casos confirmados.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!