Professores da rede Estadual de São Paulo terão programa de formação na lingua Inglesa. A iniciativa Inglês Para Todos, anunciada nesta sexta-feira (13), terá a função de diagnosticar o nível de proeficiêcia do idioma entre os mais de 18 mil professores de inglês da rede estadual . Dessa forma, o programa busca contribuir suprindo as eventuais defasagens dos docentes e oferecendo novas práticas didáticas.
A adesão dos professores será voluntária e os interessados deverão se inscrever, a partir de 30 de março , pelo site do programa ( www.inglespratodos.educacao.sp.gov.br ).
Os docentes serão submetidos a testes que têm como base escalas de proficiência reconhecidas internacionalmente. A primeira fase consistirá no diagnóstico do nível de proficiência de todos os docentes inscritos. Após os testes online, a Secretaria da Educação irá modular as formações de acordo com as necessidades evidenciadas pelo diagnóstico de cada docente.
Veja também: Museu da Língua Portuguesa reabre parcialmente com atividades educativas
Ao final do programa, 500 professores serão premiados com a certificação do TOEFL, de acordo com critérios a serem estabelecidos pelo Estado.
Você viu?
A iniciativa terá duração de dois anos, e contará com investimento de R$ 4,2 milhões, valor integralmente pago pela iniciativa privada. As aulas serão divididas em módulos: os níveis básico, intermediário e avançado terão duração de 60 a 80 horas, cada, e serão aplicados na modalidade de ensino à distância (EAD).
Já o módulo de práticas didáticas, terá duração de 30 horas, também através do modelo EAD, podendo contar com tutoria especializada.
Leia mais: "Não há nenhuma razão para pânico em São Paulo", diz Doria
A modalidade de formação, por sua vez, que atenderá professores que se destacarem durante o curso, contará com 12 horas de aulas presenciais e outras 24 horas online.
“Nosso foco é apoiarmos os professores para atingirmos esse ensino de excelência em língua inglesa. Formar um time de professores de alto nível para serem formadores dos demais, em nossa rede”, destacou o Secretário da educação do Estado de São Paulo, Rossieli Soares