Prêmio Inspiração 2020 destacará professores da rede pública
Governo de São Paulo / Divulgação
Prêmio Inspiração 2020 destacará professores da rede pública

Os professores da rede estadual de São Paulo  serão premiados de acordo com a apresentação de boas práticas socioemocionais, através do Prêmio Inspiração 2020. A ideia do prêmio é estimular os professores das escolas públicas a aperfeiçoarem habilidades como autonomia, criatividade, pensamento crítico e colaboração entre alunos, e será oferecido aos educadores que apresentarem as cinco iniciativas mais inovadoras.

O projeto faz parte do programa Inova Educação , lançado em 2019 pelo governo do estado para trazer melhores condições à vida escolar e reduzir a evasão de mais de dois milhões de alunos do ensino fundamental e médio. Além da premiação dos docentes, os estudantes também participarão de um desafio de robótica durante o ano letivo.

Veja também: Projeto torna obrigatória comanda individual em bares e restaurantes

Segundo João Doria, a premiação, que ocorrerá anualmente, servirá também para promover capacitação ao profissional. "Essa premiação não será de lazer, mas de ampliação da sua capacitação, para que os professores, ao retornarem, se sintam mais estimulados a produzir educação de qualidade, a serem referência em suas escolas e estimulem outros professores na busca da excelência da rede estadual de ensino do Estado de São Paulo”, afirmou, durante a coletiva de lançamento do projeto, no Palácio dos Bandeirantes.

O Instituto Ayrton Senna e a Boeing, parceiros da secretaria de educação, serão os responsáveis pelas honrarias. “As competências cognitivas, como leitura, escrita e cálculo, são, hoje, linha de largada para o aprendizado e desenvolvimento dos alunos, e não são mais a linha de chegada. Os jovens vão precisar de mais do que isso, e a escola precisa oferecer a oportunidade do desenvolvimento socioemocional”, afirmou a presidente do Instituto Ayrton, Viviane Senna. “O Inova Educação tem, portanto, um papel fundamental nessa missão de conectar a escola à realidade do século 21”, complementou.

Já a Boeing, que apoia projetos educacionais no Brasil com foco em educação integral e nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM), participa do prêmio oferecendo expertise em iniciativas voltadas para o ensino, além de disponibilizar um aporte financeiro ao Instituto Ayrton Senna. "A Boeing acredita que uma educação que olha hoje para jovens e crianças como os líderes de amanhã é o caminho para criar uma geração comprometida com o futuro do Brasil”, disse Marc Allen, vice-presidente da corporação.

Leia mais: Datena confirma filiação ao MDB para depois do carnaval

De acordo com Haroldo Rocha, secretário executivo da educação, o Inova Educação é uma das mudanças mais significativas para estudantes e professores da rede estadual. "Temos demandas complexas sobre aprendizagem e, para superá-las, trabalhamos as habilidades socioemocionais de forma mais efetiva, equilibrando-as com as competências cognitivas. Será um salto no processo de aprendizagem dos estudantes”, destacou.

    Veja Também

      Mostrar mais