James Peebles, Michel Mayor e Didier Quelo foram os premiados da edição 2019
Reprodução/Twitter
James Peebles, Michel Mayor e Didier Quelo foram os premiados da edição 2019

Os estudos no campo do Cosmos de James Peebles, por um lado, e de Michel Mayor e Didier Queloz, por outro, foram premiados hoje (8), em Estocolmo com o do Nobel da Física.
Eles dividirão o prêmio equivalente a R$ 3,72 milhões.

Leia também: Nobel da Paz será anunciado nesta sexta (11); Lula e Papa estão entre cotados

Phillip James Edwin Peebles é um físico de 84 anos. Nascido no Canadá, tem também nacionalidade norte-americana. Michel Mayor é um astrônomo suíço de 77 anos. Em 1995, descobriu o primeiro planeta extra-solar, o 51 Pegasi.

Didier Queloz, que descobriu com Michel Mayor o Pegasi, tem 53 anos. Os astrônomos usaram o método de velocidade radial no Observatório de Genebra. Foi essa descoberta que deu aos três o Nobel de Física .

Nobel de Medicina sai para dois americanos e um inglês

O Prêmio  Nobel de Medicina de 2019 foi concedido aos cientistas William G. Kaelin Jr., Sir Peter J. Ratcliffe e Gregg L. Semenza “pelas suas descobertas de como as células sentem e se adaptam à disponibilidade de oxigênio”. O anúncio foi feito ontem (7) em Estocolmo, na Suécia.

Na página oficial do Twitter, a organização do Nobel anuncia os três vencedores com um trabalho que “revela os mecanismos moleculares que demonstram como as células se adaptam às variações no fornecimento de oxigênio”.

Leia também: 'Agente duplo' do Bope: PM fez 'leilão' de armas e drogas apreendidas para traficantes e milicianos

Os vencedores são dois norte-americanos e um inglês. William Kaelin, nascido em 1957, em Nova Iorque, é especialista em medicina interna e oncologia. Gregg Semenza, também nascido em Nova Iorque, em 1955, é pediatra e o britânico Peter Ratcliffe, nascido em Lacashirem, em 1954, é perito em nefrologia.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!