Agência Brasil

Enem PPL, para pessoas privadas de liberdade ou jovens em medidas socioeducativas, acontece em dezembro.
Shutterstock/Divulgação
Enem PPL, para pessoas privadas de liberdade ou jovens em medidas socioeducativas, acontece em dezembro.

Os órgãos de administração prisional e socioeducativa têm até sexta-feira (27) para assinar o termo de compromisso junto ao  Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) para participarem do Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade e Jovens sob Medida Socioeducativa ( Enem PPL ). As provas serão aplicadas nos dias 10 e 11 de dezembro.

Leia também: Weintraub diz que Enem focará em objetivos específicos: "não vai cair ideologia"

Após a assinatura do termo, os responsáveis pedagógicos de unidades prisionais e socioeducativas devem realizar as inscrições de detentos e internos até 4 de outubro.

Os participantes do Enem PPL que já concluíram ou concluirão o ensino médio no ano letivo de 2019 poderão utilizar o desempenho no exame como mecanismo único, alternativo ou complementar para acesso à educação superior . Os resultados dos outros só vão servir para autoavaliação de conhecimentos.

Leia também: Quase 12 milhões de crianças nunca irão frequentar uma escola

Nesta edição, além do público com baixa visão, que já era atendido pelo Enem PPL, o exame também atenderá pessoas com cegueira, visão monocular, surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, autismo, discalculia, deficiência física, deficiência auditiva, surdez e deficiência intelectual.

Cada unidade prisional ou socioeducativa apontada terá um responsável pedagógico com acesso ao sistema de inscrição. Caberá a ele, além de acompanhar as inscrições, determinar a sala de provas dos participantes, transferir participantes entre as unidades, quando necessário, dentro do prazo previsto, e excluir participantes que tiverem sua liberdade decretada.

O profissional vai acessar os resultados obtidos pelos participantes e pleitear a participação deles no  Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e em outros programas de acesso à educação superior, se for o caso. Além disso, deverá divulgar as informações sobre o exame aos participantes.

Leia também: Oferta de vagas em ensino superior a distância é maior que presencial 

No ano passado, o Enem PPL teve mais de 41 mil inscrições e foi aplicado em mais de 1,4 mil unidades em todos os estados brasileiros.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!