Presidente Jair Bolsonaro minimizou desmatamento amazônico em conferência internacional
Marcos Corrêa/PR
Presidente Jair Bolsonaro minimizou desmatamento amazônico em conferência internacional

presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse que a floresta tropical não pega fogo e que as críticas recebidas pelo governo sobre a falta de compromisso com a preservação do meio ambiente são "injustas". A declaração foi feita nesta terça-feira (11), durante uma videoconferência com a II Cúpula Presidencial pela Amazônia .

“Nós todos sabemos da importância dessa região para todos nós, bem como do interesse de outros países nessa região, e também sabemos o quanto nós somos criticados, de forma injusta, por parte de muitos países do mundo. Você pode ver: junho deste ano, levando-se em conta junho do ano passado, nós registramos uma diminuição de 28% de desmatamento e de queimadas, ainda assim, somos criticados”, afirmou Bolsonaro durante a reunião.

O evento contou com a presença de chefes de estado de países em que o bioma amazônico está presente. Bolsonaro chegou a citar que as riquezas materiais e biodiversidade da Amazônia não deveriam ter tantas regras para exploração de terras indígenas, contexto que ele chamou de "excesso". O presidente também alegou durante a reunião que não há áreas desmatadas entre as regiões de Boa Vista e Manaus .

“Eu digo aos senhores, e a todos os embaixadores que recebo, que convido para sobrevoar comigo, dentro do avião da Força Aérea … por exemplo, entre as regiões de Boa Vista e Manaus, aproximadamente 600 quilômetros, eles não acharão nenhum foco de incêndio, nem um quarto de hectare desmatado, porque essa floresta é preservada por si só, até mesmo por sua pujança, e por ser floresta úmida não pega fogo. Então, essa história de que a Amazônia arde em fogo é uma mentira e nós devemos combater isso com números verdadeiros”, sustentou Bolsonaro .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!