Rodrigo Maia se coloca à disposição para garantir que direitos de Lula sejam respeitados
Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Rodrigo Maia se coloca à disposição para garantir que direitos de Lula sejam respeitados


O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), se colocou à disposição da bancada do PT para que os direitos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na prisão sejam respeitados. Em entrevista nos corredores do Congresso, o deputado falou em "decisão extemporânea" da Justiça.

Leia também: Defesa de Lula pede que Gilmar Mendes suspenda transferência à prisão comum

Nesta quarta-feira (7), o juiz corregedor Paulo Eduardo de Almeida Sorci, do Tribunal de Justiça de São Paulo, determinou que Lula seja transferido da Superintendência da Polícia Federal de Curitiba para o Presídio de Tremembé, em São Paulo. Dessa forma, o petista ficaria em uma prisão comum, sendo que a Constituição garante que um ex-presidente permaneça em uma Sala de Estado Maior. Por isso, Rodrigo Maia prometeu ajuda ao Partido dos Trabalhadores.

Leia também: Defesa e apoiadores de Lula contestam transferência do petista para São Paulo

"O que presidência da Câmara puder acompanhar com a bancada do PT , estamos à disposição para que o direito que ele tem seja garantido", disse Maia.

Leia também: Juiz determina transferência de Lula para presídio em Tremembé

A cúpula do PT convocou uma marcha ao Supremo Tribunal Federal (STF) para conversar com o presidente da corte, ministro Dias Toffoli, sobre a transferência de Lula .

De acordo com a presidente nacional do partido, Gleisi Hoffmann, o ato mobiliza as bancadas do PT na Câmara e no Senado e conta com o apoio de outros partidos da oposição, como PCdoB e PSOL, e de integrantes de outras legendas. Em pronunciamento realizado em sala da Câmara dos Deputados, Gleisi disse que Rodrigo Maia (DEM-RJ), "se solidarizou" com a situação de Lula e "ajudou" a marcar a audiência com Dias Toffoli.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!