Mesmo preso, ex-presidente Lula segue liderando pesquisas nos cenários em que seu nome é apresentado ao eleitor
Ricardo Stuckert/Instituto Lula - 22.3.18
Mesmo preso, ex-presidente Lula segue liderando pesquisas nos cenários em que seu nome é apresentado ao eleitor

Faltando pouco menos de seis meses para as eleições, uma pesquisa do Ibope encomendada pelo grupo Bandeirantes monstra que o cenário é ainda de indefinição no estado de São Paulo.

Leia também: STF tira de Moro parte das delações da Odebrecht contra Lula

Foram consultados 1008 eleitores na capital e no interior do estado, e a margem de erro é de 3% para mais ou para menos. As entrevistas foram realizadas entre os dias 20 e 23 de abril.

Nos cenários em que é apontado como candidato, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera com folga. Entre os eleitores de São Paulo, ele alcança a preferência de 22%, seguido pelo deputado Jair Bolsonaro (14%), pelo ex-governador tucano Geraldo Alckmin (12%), Marina Silva (9%), Joaquim Barbosa (8%) e Ciro Gomes (3%).

Também pontuou Álvaro Dias (Podemos), com 2%. Guilherme Boulos (PSOL), Manuela D´Ávila (PCdoB), Flávio Rocha (PRB), João Amoêdo (Novo), Michel Temer (MDB) e Rodrigo Maia (DEM) alcançaram, cada um, 1% das intenções de voto.

Surpreende, também, o alto número de votos brancos e nulos, que somam 19%. Cinco por cento preferiram não opinar.

Você viu?

Já no cenário em que Lula não aparece como candidato, sendo substituído pelo petista Fernando Haddad, lideram, empatados dentro da margem de erro, quatro candidatos: Alckmin (15%) e Bolsonaro (15%), Marina Silva (12%) e Joaquim Barbosa (10%). Atrás do grupo, segue Ciro Gomes (6%) e Haddad (6%).

Leia também: CNJ adia análise de ação contra Moro por grampo de conversa entre Lula e Dilma

Sem o ex-presidente, também, a tendência de votos brancos e nulos aumenta. Eles atingiram 25% neste cenário.

Mesmo preso, Lula lidera no país

Em outra pesquisa realizada no início do mês pelo instituto Datafolha , Lula lidera com 31% das intenções de voto no cenário mais favorável entre nove pesquisados. O resultado foi baseado em 4.194 entrevistas entre quarta-feira (11) e sexta-feira (13) de abril, em 227 municípios.

De acordo com o PT , a intenção é manter  Lula  como candidato, mesmo com o petista preso no último dia 7 por lavagem de dinheiro e corrupção. De acordo com a Lei da Ficha Limpa, ele não poderia participar da eleição, mas a legislação permite o registro mesmo preso. Sendo assim, caberia à Justiça Eleitoral decidir a legitimidade da candidatura.

Leia também: Marco Aurélio libera para votação ações no STF sobre prisão após 2ª instância

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!