Só 14% da população é contraria à abertura de processo contra o presidente no STF, segundo pesquisa; 79% dos entrevistados disseram considerar que deputado que apoiar rejeição da denúncia da PGR é "cúmplice da corrupção"

Maioria concorda com afirmação de que deputados que apoiarem Michel Temer são
Lula Marques/Agência PT - 15.3.2017
Maioria concorda com afirmação de que deputados que apoiarem Michel Temer são "cúmplices da corrupção"

A maioria dos brasileiros defende a aceitação da denúncia contra o presidente Michel Temer, que deve ser levada à votação no plenário da Câmara dos Deputados na quarta-feira (2) . De acordo com pesquisa divulgada hoje (31) pelo Ibope, 81% da população é favorável à abertura de processo contra o peemedebista no Supremo Tribunal Federal (STF), enquanto apenas 14% dos entrevistados defenderam a rejeição da denúncia. Outros 5% não souberam ou não quiseram responder sobre o tema.

A pesquisa encomendada pela associação civil Avaaz.org mostrou ainda que o apoio à admissão da denúnca por corrupção passiva oferecida pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, contra Michel Temer é maior entre os mais jovens (89%). Também se destacaram aqueles que têm o ensino médio ou superior completo (86% e 85%, respectivamente), os que têm renda familiar entre dois e cinco salários mínimos (87%) e aqueles com renda familiar acima de cinco salários mínimos (85%).

O levantamento foi realizado entre os dias 24 e 26 deste mês e foram ouvidos 1 mil brasileiros por telefone. A margem de erro estimada pelo Ibope é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Ao serem apresentados à afirmação "Acho que a denúncia é correta e o deputado que votar contra a abertura do processo é cúmplice da corrupção", 79% dos entrevistados disseram concordar com o pensamento, enquanto 18% disseram discordar.

Leia também: Temer liberou mais verbas antes de votação na CCJ do que em todo o 1º semestre

Respostas controversas

No mesmo sentido, 70% afirmaram concordar com a afirmação "Ficarei indignado se os deputados votarem contra a abertura do processo no STF ", que foi rechaçada por 26% dos entrevistados.

Apesar de os resultados reafirmarem o descontentamento da população com o presidente Temer, fato já constatado em pesquisa divulgada na semana passada pelo Ibope , grande parte dos entrevistados garantiu que irá respeitar o resultado da votação na Câmara dos Deputados.

A afirmação "Respeitarei a decisão tomada pelos deputados em relação à abertura do processo contra o presidente Michel Temer” foi apoiada por 74% dos entrevistados e rechaçada por 23%.

O alento aos parlamentares que apoiam o presidente Michel Temer, no entanto, não é conclusivo. Segundo o Ibope, 73% dos entrevistados também disseram concordar com a frase "O deputado que votar contra a abertura do processo não merece ser reeleito em 2018". Outros 25% disseram discordar da afirmação.

Leia também: ‘Deputado das confetes’, Wladimir Costa tatua nome de Michel Temer no ombro

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.