Levantamento divulgado nesta quinta-feira revela que o nível de popularidade do presidente caiu a seu pior nível; 87% da população não confiam nele e, para 52%, o governo Temer é pior que o governo Dilma

Notícias mais lembradas pela população são de corrupção no governo de Michel Temer, reforma trabalhista e Lava Jato
Marcelo Camargo/ABr
Notícias mais lembradas pela população são de corrupção no governo de Michel Temer, reforma trabalhista e Lava Jato

Desaprovado por 70% dos brasileiros, o presidente da República, Michel Temer (PMDB), não tem a confiança de 87% da população. Isso é o que conclui uma nova pesquisa divulgada nesta quinta-feira (27) pelo Ibope.

Leia também: Janot denuncia Michel Temer ao STF pelo crime de corrupção passiva

A avaliação sobre o governo de Michel Temer , encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), foi realizada entre os dias 13 e 16 de julho e ouviu 2.000 pessoas em 125 municípios.

De acordo com o levantamento, apenas 5% dos brasileiros consideram o governo do peemedebista ótimo ou bom. Para 70%, ele é ruim ou péssimo. Enquanto que, para 21%, Temer faz um trabalho regular na Presidência. Outros 3% não responderam.

Esta é a segunda pesquisa Ibope encomendada pela CNI divulgada neste ano. No último levantamento, em março, Temer aparecia com aprovação de 10% dos entrevistados. Na época, 55% consideravam o governo ruim ou péssimo e 31%, regular.

Segundo a pesquisa, a crise econômica ainda afeta muito a avaliação do governo. Além disso, para 64% dos entrevistados, as notícias recentes são desfavoráveis ao governo.

As notícias mais lembradas pela população são de corrupção no governo, reforma trabalhista e operação Lava Jato.

A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança do levantamento é de 95%.

Bom para quem?

Outro fator revelado pela pesquisa é que a aprovação de Temer está na camada mais abastada da sociedade. Entre os que têm renda família acima de cinco salários mínimos, a aprovação é de 22%.

Leia também: Temer liberou R$ 15,3 bilhões antes da votação de denúncia na CCJ

A região Nordeste possui o maior índice dos que avaliam o governo como ruim ou péssimo. Nessa região, 4% avaliam o governo como bom ou ótimo.

No Sul, 8% aprovam o governo de Temer, considerando ele bom ou ótimo; no Sudeste, 6%; no Norte e no Centro-Oeste, 4%.

Impeachment de Dilma melhorou ou piorou?

Em comparação com a antecessora de Temer, Dilma Rousseff (PT), o peemedebista também não ficou bem avaliado.

Segundo o levantamento, 11% dos entrevistados consideram o governo do peemedebista melhor que o de Dilma; 35%, igual; 52%, pior; e 2% não souberam ou não responderam.

Confiança de Temer

Um outro ponto avaliado pelo Ibope foi a confiança que os entrevistados depositam no governo.

Leia também: Governo Temer é aprovado por só 7% e tem pior marca desde Sarney, diz Datafolha

Segundo o levantamento, 10% dos entrevistados disseram confiar em Michel Temer, enquanto 87% afirmaram não confiar. Além disso, 3% dos entrevistados não souberam ou não responderam.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.