Presidência da República ganha novo helicóptero

A aeronave, com capacidade para dez passageiros e três tripulantes, tem autonomia de voo de quatros horas e trinta minutos

Agência Brasil | - Atualizada às

Agência Brasil

A Presidência da República recebeu nesta quarta-feira um novo helicóptero para transporte da presidenta Dilma Rouseff , uma aeronave EC-725, batizada de VH-36 Caracal. O helicóptero, com capacidade para dez passageiros e três tripulantes, tem autonomia de voo de quatros horas e trinta minutos. Atualmente, a presidenta voa em um helicóptero Super Puma, da mesma família do novo equipamento.

Ministério da Defesa/Divulgação
O novo helicóptero irá transportar a presidenta Dilma Rousseff

Os helicópteros serão usados para deslocamento em pontos de difícil acesso ou para locais em que aeronaves convencionais não podem operar.

Fabricado pela Helibras, o novo helicóptero da presidenta faz parte de um pacote de 50 unidades comprado pelo governo para a Presidência e para as Forças Armadas, num total de R$5,2 bilhões. O VH-36 Caracal é a quarta aeronave entregue até agora. De acordo com o Ministério da Defesa, em outubro, Exército, Marinha e Aeronáutica receberão um helicóptero cada, e em 2013, a Presidência receberá mais uma unidade.

A compra das 50 aeronaves, assinada em 2008, faz parte de uma estratégia de investimentos na indústria nacional de defesa. A Helibras, que entregou os helicópteros em parceria com a francesa Eurocopter, deverá começar a fabricar equipamentos no Brasil a partir de 2013, de acordo com o Ministério da Defesa.

O novo helicóptero foi entregue ao Grupo de Transporte Especial (GTE) e batizado em cerimônia na Base Aérea de Brasília pelo ministro da Defesa, Celso Amorim, e pelo comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito.

    Leia tudo sobre: dilma rousseffhelicóptero

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG