O Ministério das Relações Exteriores confirmou que um veículo de uso diplomático da embaixada brasileira em Sófia, na Hungria, foi apreendido na Turquia com 55 kg de cocaína. O carro com placa diplomática foi parado no posto de fronteira turco de Kapakule, na região da tríplice fronteira entre Bulgária, Turquia e Grécia.
Segundo informações da CNN Brasil, a cocaína teria sido escondida em diferentes partes do veículo, e o motorista e outra pessoa teriam sido detidas na Turquia por tráfico de drogas.
Em nota de esclarecimento, a Embaixada brasileira na Bulgária informou que foi identificada a falta de um carro oficial, e que notificou as autoridades búlgaras. "Com referência às notícias recentes circuladas em meios de comunicação búlgaros e turcos relativas à apreensão de veículo diplomático na fronteira entre a Bulgária e a Turquia, a Embaixada informa que comunicou às autoridades búlgaras apropriadas a falta de um de seus veículos oficiais, retirado das dependências da embaixada sem autorização", detalha o comunicado.
O Itamaraty também confirmou o incidente por nota. Segundo a pasta, o carro foi furtado das dependências da embaixada por um funcionário búlgaro, sem a participação de nenhum diplomata brasileiro. Já o Ministério das Relações Exteriores do Brasil acrescentou que o funcionário foi demitido por justa causa, e ressaltou que a embaixada está colaborando com as investigações