A polícia de Berlim informou, nesta sexta-feira (21), que as buscas pela leoa desaparecida na região de Kleinmachnow, em Brandenburgo, devem ser encerradas, pois se trata, na verdade, de um javali – animal comum na região. O levantamento feito pelos policiais, que contaram com a ajuda de caçadores e veterinários, não encontrou DNA de nenhum felino desse porte, nem pegadas ou restos de possíveis presas.
Após diversos relatos, uma operação policial foi iniciada, nessa quinta (20), para localizar o suposto leão fugitivo, com a ajuda de caçadores, helicópteros, carros blindados, drones e o porte de armas tranquilizantes. O animal teria sido visto pela primeira vez na noite de quarta-feira (19).
O prefeito de Kleinmachnow, Michael Grubert, disse em entrevista coletiva nesta sexta-feira que "não há nenhuma evidência séria de qualquer outro animal além de um javali”. “Não há ameaça aguda para a região sul de Berlim", afirmou.
Peter Hemmerden, um caçador familiarizado com a região, chamou a atenção para o fato de javalis e filhotes permanecerem calmos nas redondezas, algo que não aconteceria se houvesse um leão próximo. Mais de 200 policiais haviam sido mobilizados durante a operação.