Uma explosão
na região central de Paris,
causou incêndios
e a destruição
da fachada de um prédio
, nesta quarta-feira (21). O ocorrido deixou 30 feridos
e duas pessoas desaparecidas
. A explosão
ocorreu na rua Saint-Jacques, no 5º arrondissement, do movimentado Quartier Latin. Ela atingiu o prédio
em que uma escola de design popular entre os estrangeiros atua, a Paris American Academy .
Segundo as testemunhas, o momento da explosão foi marcado por um som ensurdecedor, seguido por uma gigante bola de fogo que subia pelos andares. O prédio fica localizado perto da Catedral de Notre Dame e dos Jardins de Luxemburgo.
As autoridades somam cerca de 30 feridos , com quatro em estado grave. Os policiais trabalham para manter o perímetro de segurança ao redor da construção.
Até o momento, a promotoria parisiense considerou ser muito cedo para determinar as causas do incidente. Entretanto, o vice-prefeito, Edouard Civel, citou em uma publicação no Twitter sobre uma possível explosão de gás. À emissora BFM, as testemunhas dizem que havia um forte cheiro de gás antes do ocorrido.
A procuradora-geral de Paris , Laure Beccuau, indica que, ao que mostra o início das investigações, a explosão foi gerada de dentro do próprio prédio , mas que os investigadores irão analisar se as condições de segurança da construção violavam as regulamentações, ou se foi uma falta de cuidado de algum indivíduo.
A explosão foi durante a tarde em Paris — às 11h55 no horário de Brasília —, momento de retorno do trabalho dos parisienses. A região do Quartier Latin é muito frequentada por turistas e estudantes estrangeiros. Entretanto, em um primeiro momento, não há sinais de feridos ou desaparecidos que sejam de outra nacionalidade.
Os prédios ao redor foram desocupados, e os socorristas trataram os moradores que estavam em estado de choque.
O incêndio foi registrado e postado nas redes sociais: