Park Geun-Hye é agora ex-presidente da Coreia do Sul. Impeachment aconteceu após escândalo político de corrupção
Reprodução/The Day After
Park Geun-Hye é agora ex-presidente da Coreia do Sul. Impeachment aconteceu após escândalo político de corrupção

Pelo menos duas pessoas morreram nesta sexta-feira (10), durante manifestações em Seul, em protestos contra o impeachment da agora ex-presidente da Coreia do Sul, Park Geun-hye.

Leia também: Parlamento aprova processo de impeachment da presidente da Coreia do Sul

Park já estava afastada do cargo, por decisão do Parlamento, desde dezembro do ano passado. Nesta sexta, seu impeachment foi aprovado pela Corte Constitucional da Coreia do Sul. Ela é suspeita de estar envolvida em um escândalo de corrupção.

Após a leitura do veredicto, violentos confrontos entre a polícia e os partidários de Park tiveram início na frente da sede do tribunal e nas proximidades da Avenida Sejong.

De acordo com a agência de notícias sul-coreana Yonhap , um dos mortos é um idoso, de 72 anos, que morreu a caminho ao hospital por causa dos ferimentos que sofreu na cabeça. A outra vítima fatal também era um idoso, de 60 anos, e teve o corpo encontrado próximo ao tribunal.

Houve também quem saísse de casa para comemorar nas ruas a cassação da ex-presidente.

Mais de 21,6 mil agentes isolam o Corte, a Casa Azul, a sede da presidência e outros edifícios governamentais da capital por causa das manifestações contrárias e favoráveis a Park.

O veredicto representa a primeira destituição de um chefe de Estado e a primeira antecipação do pleito na Coreia do Sul, desde que o país voltou a realizar eleições democráticas em 1987, após o mandato de duas juntas militares (uma das quais liderou o general Park Chung-hee, pai de Park Geun-hye).

Leia também: STJ nega pedido da defesa de Lula para suspender ação sobre tríplex no Guarujá

Entenda o caso

O processo começou a ser cogitado quando a mandatária do país se desculpou publicamente após diversas denúncias de opositores a respeito de a presidente ter recebido orientações de uma pessoa que não faz parte de sua equipe.

O escândalo eclodiu, quando Park Geun-Hye se desculpou publicamente pelo vazamento de vários discursos presidenciais que ainda não tinham sido pronunciados. Os textos tinham sido dados à sua amiga Choi Soon-sil, apontada como uma "cartomante xamã", que também é suspeita de ter se apropriado de US$ 70 milhões de grandes empresas do país.

A conselheira xamânica também teria usado de sua influência junto ao governo para indicar seus próprios aliados para cargos no poder executivo sul-coreano, conforme noticiado pelo jornal The New York Times.

Leia também: Coreia do Sul está preparada para 'ataque preventivo' contra vizinhos do norte

Em outubro, Choi retornou à Coreia do Sul após um período na Europa – onde estava escondida desde que o escândalo veio a público – e pediu desculpas pelos seus "mal-feitos". Daí, o escândalo ganhou grandes proporções, resultando no impeachment de Park.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!