Rússia diz que ainda não recebeu pedido de asilo de Edward Snowden

Por Reuters |

compartilhe

Tamanho do texto

Ministro do Exterior russo diz que País não está em contato com ex-funcionário de inteligência dos EUA

Reuters

A Rússia manteve o ex-funcionário de inteligência Edward Snowden à distância neste sábado, dizendo que não esteve em contato com o fugitivo norte-americano e que não recebeu proposta formal de asilo político. As considerações do ministro do Exterior Sergei Lavrov sinalizaram que a Rússia está pesando suas opções depois que Snowden, que está no aeroporto de Moscou, quebrou três semanas de silêncio e pediu refúgio à Rússia até que possa obter uma passagem segura para a América Latina.

Leia também:
Snowden se reúne com grupos humanitários e deve tentar asilo na Rússia
Conheça os aliados que ajudam Snowden a decidir seu futuro

AP
Imagem fornecida pela HRW mostra Edward Snowden em coletiva no aeroporto de Sheremetyevo ao lado de Sarah Harrison, do WikiLeaks

Washington pediu que Moscou devolva Snowden para os Estados Unidos, onde ele é procurado por acusações de espionagem depois de revelar detalhes de programas secretos de vigilância, e o presidente Barack Obama falou pelo telefone com o presidente russo Vladimir Putin.

"Não estamos em contato com Snowden", atribuíram as agências russas a Lavrov, que teria feito a afirmação no Quirguistão, onde ele assistiu uma reunião de ministros.

Ele disse que soube da reunião de Snowden com ativistas russos de direitos humanos e figuras públicas no aeroporto na sexta-feira pelos meios de comunicação, "assim como todos os outros".

Denúncias pelo vazamento de Snowden:
Monitoramento: EUA mantêm ampla base de dados telefônicos
Prism: EUA coletam dados de nove empresas de internet
Jornal: EUA podem usar dados de inteligência sem mandado
Denúncia: Reino Unido espionou autoridades do G20 em 2009

Snowden, que vinha se mantendo fora de vista desde a sua chegada na zona de trânsito do aeroporto em 23 de junho, disse aos ativistas que iria apresentar o seu pedido de asilo no mesmo dia.

Lavrov disse que, sob a lei russa, os requerentes de asilo devem primeiro fazer um apelo oficial para o Serviço Federal de Migração. Mas seu diretor, Konstantin Romodanovsky, disse neste sábado que a agência ainda não havia recebido o pedido de Snowden.

Leia tudo sobre: rússiaeuaespionagemsnowdenregistros da verizonnsafisaregistros da internet

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas