Papa reza na Sexta-Feira Santa e lembra do Oriente Médio

Por AP |

compartilhe

Tamanho do texto

Via Sacra noturna no Coliseu, a primeira de Francisco, foi dedicada à situação dos cristãos em países islâmicos

AP

AP
Papa Francisco fala aos fiéis reunidos no Coliseu: primeira Páscoa no pontificado

O papa Francisco enalteceu a "amizade de tantos irmãos muçulmanos" durante a processão da Sexta Feira Santa que encena a crucificação de Jesus Cristo e este ano foi dedicada aos cristãos que vivem no Oriente Médio.

A Via Crucis noturna no Coliseu romano é um dos rituais mais dramáticos da Semana Santa, quando os cristãos comemoram a morte e ressurreição de Cristo. Com tochas iluminado o caminho, os fiéis carregaram a cruz por diferentes estações, onde meditações e orações foram lidas, relembrando as horas finais de Cristo.

Leia também:
Papa lava os pés de jovens detentos em ritual da Quinta-Feira Santa
Veja imagens da celebração do Domingo de Ramos pelo mundo

Este ano, as meditações foram compostas por jovens fiéis libaneses. Muitas orações se referiam aos problemas enfrentados pelos cristãos no Oriente Médio e pediam pelo fim do "fundamentalismo violento", terrorismo e as "guerras e violência que estão devastando vários países" na região.

Francisco escolheu, no entanto, enfatizar as relações positivas entre cristãos e muçulmanos na área, em seus comentários no fim da cerimônia. Ele lembrou a visita de Bento 16 ao Líbano em 2012, quando "vimos a beleza e o forte vínculo de comunhão entre Cristãos naquela terra, e a amizade de nossos irmãos e irmãs muçulmanos e de tantos outros", disse. "Aquela ocasião foi um sinal ao Oriente Médio e ao mundo: um sinal de esperança".

Veja outras imagens da Semana Santa:  

Papa Francisco acena para os fiéis depois de celebrar sua primeira Missa de Páscoa na Praça de São Pedro, Vaticano (31/03). Foto: APFrancisco beija e abraça criança depois de celebrar sua primeira Missa de Páscoa na Praça de São Pedro, Vaticano (31/03). Foto: APPapa Francisco beija bebê depois de celebrar sua primeira Missa de Páscoa na Praça de São Pedro, Vaticano (31/03). Foto: APFoto divulgada pelo jornal L'Osservatore Romano mostra papa Francisco durante bênção 'Urbi et Orbi' na Praça de São Pedro, Vaticano (31/03). Foto: APBoneco de Judas aludindo ao pastor Marco Feliciano na zona norte da capital (30/03). Foto: Futura PressCrianças participam da Malhação de Judas no Sábado de Aleluia no bairro do Cambuci (30/03). Foto: Futura PressFiéis vestidos com túnicas brancas seguram velas durante 'Procissão das Almas' em Mariana, Minas (30/03). Foto: ReutersMembro da Britannia Coconut participa de dança tradicional do sábado da Páscoa que marca definição de fronteiras de cidade de Bacup, Inglaterra (30/03)
. Foto: ReutersFiéis se reunem ao redor do Coliseu, em Roma, para a Via Sacra noturna (29/03). Foto: APPapa Francisco fala aos fiéis reunidos no Coliseu: primeira Páscoa no pontificado. Foto: APPapa Francisco reza deitado durante a missa da Sexta-feira Santa na Basílica de São Pedro (29/03). Foto: APDom Odilo Scherer e o padre Júlio Lancelotti participaram de uma Via Sacra pela Cracolândia, na região central de São Paulo (SP) (29/03). Foto: Futura PressPapa Francisco durante missa na Basílica de São Pedro (29/03). Foto: APCelebração da Sexta-Feira Santa em Belém (PA) (29/03). Foto: Futura PressPeregrino cristão vestido como Jesus Cristo carrega cruz durante representação da crucificação na Cidade Velha de Jerusalém (29/03). Foto: APPeregrinos católicos rezam dentro da Igreja do Santo Sepulcro, que se acredita ser o local da crucificação de Cristo, na Cidade Velha de Jerusalém (29/03). Foto: APPenitente mascarado da Irmandade de La Santa Vera Cruz reza durante procissão Los Picaos na vila de San Vicente de la Sonsierra, Espanha (29/03). Foto: APPé com corrente de penitente mascarado da Irmandade de La Santa Vera Cruz é visto durante procissão na vila de San Vicente de la Sonsierra, Espanha (29/03). Foto: APCristãos paquistaneses participam de missa em igreja de Lahore (29/03)
. Foto: APNadador sai de água perto de boneco de neve em formato de coelho em praia de Strandbad do lago Wannsee em Berlim, Alemanha (29/03). Foto: APDavid Carnell (C) interpreta papel de Jesus Cristo durante procissão na Sexta-Feira da Paixão em Sydney, Austrália (29/03). Foto: APCoelhos de chocolate sorridentes são expostos em loja de Bruges, Bélgica (29/03). Foto: AP
Leia tudo sobre: semana santapáscoavia sacracoliseuromapapa francisco

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas